Site sobre os 90 anos da FFLCH preserva memória da Faculdade

Nele há a disponibilização em acervo digital de conteúdo físico, além de contar um pouco sobre a história da nossa Faculdade

Por
Astral Souto
Data de Publicação
Editoria

.

A comissão dos 90 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP elaborou o site sobre os 90 anos de história da FFLCH. A página, ainda em desenvolvimento, relata o passado da Faculdade segmentado de várias formas.
Na 442º Sessão ordinária da Congregação da FFLCH, Abílio Tavares, funcionário da Assessoria de Projetos Especiais da FFLCH, mostrou essas segmentações e a importância de cada uma delas. A primeira é “iniciativas de memória”, que expõe um compilado de todas as outras tentativas de eternizar as memórias da Faculdade. Um exemplo é o Projeto Memória, feito pelo Setor de Comunicação Social, que homenageia professores, alunos e funcionários que faleceram de 2020 até os dias atuais.

A “linha do tempo” descreve a narrativa de toda a história da FFLCH, e consequentemente da USP, de 1934 até 1970. Esse período contempla a criação da Faculdade até a Lei da Reforma Universitária. Abílio fala que esse espaço de tempo precisa ser relembrado pois, mesmo sendo muito marcante, não é muito observado pela FFLCH: “Quando pesquisamos a história da Faculdade percebemos que a FFLCH se apropria muito pouco desse período anterior a 1970, ao contrário de outros institutos”.

.

Os segmentos “galeria” e “documentos históricos” apresentam acervos digitais que mostram tanto a galeria de professores fundadores e professores eméritos, quanto anuários e guias antigos da Faculdade para consulta. A parte “publicações” também traz a disponibilização digital de livros que falam sobre a origem da Faculdade que conhecemos hoje em dia. A obra “Livro Branco sobre os acontecimentos da Rua Maria Antônia” está disponível em e-book, enquanto o “Maria Antônia: uma rua na contramão” estará disponível em breve. As páginas “podcast”, “entrevistas” e “casas da FFLCH” ainda estão em construção. 

A comissão dos 90 anos conta com a participação da vice-diretora da FFLCH, professora Ana Paula Megiani, do professor do Departamento de História, João Paulo Pimenta, os funcionários da Assessoria de Projetos Especiais da FFLCH, Abílio Tavares e Fátima Morashashi, da diretora técnica da Biblioteca Florestan Fernandes, Adriana Ferrari, e do mestrando em Ciência Política, Tales Mançano.

A criação do site também contou com as estagiárias Ana Paula Loberto e Thamires Badu, além dos bolsistas do Programa Unificado de Bolsas, Eric Rinaldi, Cauê Harms, Manuela Bergamin e Natália Reis.