Bolsas de Pós-doutorado

Oportunidade de bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no CEM/Cepid

Trata-se bolsas de pós-doutorado FAPESP. Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverão ainda produzir pelo menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico bem como apresentá-lo em um seminário de trabalho.  É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito. O prazo para envio das inscrições se encerra em 13/06/2016.
Projeto Semear Ciência

Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) disponibiliza aplicativo sobre Escolas

A plataforma, de livre acesso, localizar no mapa qualquer escola de seu interesse e obtenha informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações e as condições sócio-econômicas dos alunos. Uma ferramenta totalmente on line foi formulada especialmente para se conheçam muitos aspectos ligados às escolas da cidade. A ideia principal é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação. Veja mais sobre o projeto aqui.

 
Especial - desigualdades no Brasil

Cada vez mais desigual?

Parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Oxfam Brasil e o Le Monde Diplomatique Brasil (edição de abril/2016) foi realizado um encarte com artigos que abordam aspectos de pesquisas realizadas no CEM sobre desigualdades no Brasil nos últimos 50 anos. O material que está disponível aqui e no site da Oxfam Brasil. 
Nova base de ruas da RMSP (2016)

CEM/Cepid disponibiliza nova base de ruas da Região Metropolitana de São Paulo

No conjunto dos arquivos cartográficos georrefecenciados do acervo CEM referente à RMSP, a base de logradouros (ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos)  pode ser considerada como a principal. Além de representar a infraestrutura viária da cidade, permitindo inferir a localização de praças, parques, canais hidrográficos, assim como perceber as diferentes tramas do desenho urbano, é a ferramenta por excelência na localização e geocodificação de fenômenos pontuais. Nesta atualização, o total de segmentos editados foi de 20 mil, dos quais cerca de 2,5 mil inseridos. Disponível na área de Base de Dados, menu superior.
 
METODOLÓGICAS CEM 2016 - Programação completa

Cursos, oficinas e Seminários Metodológicos do CEM

A reflexão metodológica plural, que oferece subsídio a pesquisas multimétodos  é  uma das características centrais da produção do CEM. Em 2016, o CEM seguirá compartilhando seus avanços metodológicos em Cursos, Seminários e Oficinas sobre Metodologia com pesquisadores e estudantes interessados. A proposta geral é a difusão de metodologia e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais. Veja a programação completa no primeiro semestre de 2016.
Curso TerraView Política Social

Cursos no primeiro semestre de 2016

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. As datas para o primeiro semestre de 2016 são:Junho (22, 23 e 24/6/2016).  A capacitação propicia a qualquer profissional produzir e analisar informações geográficas. Os SIGs funcionam como organizadores de diversas camadas de informação gerando mapas para explorar dados para descobrir padrões e correlações. Essas camadas correspondem a diversos tipos de dados para uma determinada região (quadra, estado, cidade ou o globo terrestre). A manipulação dos dados é feita dentro de um sistema no computador que permite: coletar, manusear e analisar informações.

Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2012. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. livre-docente do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM.

Assentamentos Precários no Brasil Urbano

Metodologia de identificação de assentamentos precários urbanos (2014)

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) elaboraram um resumo dos aspectos metodológicos desenvolvidos pelo próprio Centro para o projeto contratado pelo Ministério das Cidades em 2007. O objetivo é facilitar o desenvolvimento de análises similares, em especial aquelas realizadas utilizando os dados do Censo de 2010.
Dados de saúde em São Paulo

Novo banco de dados relativo ao SUS

Conjunto de dados: "Variáveis de saúde, estrutura e desempenho do SUS para os 645 municípios do Estado de São Paulo" (2001-2012). O período de coleta dos dados é de julho/2013 a dez/2013. O banco pode ser acessado na área de Banco de Dados deste site.

São Paulo no século XXI

CEM lança A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades

Organizada por Eduardo Marques, a obra investiga diversas dimensões das mudanças sociais e econômicas recentes na metrópole de São Paulo, incluindo as transformações do mercado de trabalho, as dinâmicas demográficas, os padrões de segregação por classe e raça, as condições urbanas, a produção habitacional pública e pela via de mercado. Surge assim um retrato ao mesmo tempo mais complexo e mais preciso da cidade neste início de século XXI.
CEM lança livro sobre Desigualdades

Trajetórias das Desigualdades: como Brasil mudou nos últimos 50 anos

Recém lançado, o livro Trajetórias das Desigualdades: como Brasil Mudou nos últimos 50 anos, Marta Arretche (org.), Ed. Unesp/CEM, 2015, apresenta contribuições para as Ciências Sociais em aspectos relativos às conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, apresentando pesquisas sobre a trajetória da desigualdade no Brasil nos últimos 50 anos. Assista à entrevista com a organizadora, concedida à USP, abordando aspectos da obra. Já está disponível a gravação do seminário de lançamento pela Univesp TV.
Estudo de Transferência

Pesquisa sobre assentamentos precários das Regiões Metropolitanas de São Paulo é realizada pelo CEM

O CEM apresenta estudo inédito sobre Assentamentos precários das Regiões Metropolitanas de São Paulo e realizado para a FUNDAP intitulado intitulado “Diagnóstico dos assentamentos precários nos municípios da Macrometrópole Paulista”. O estudo estimou em 3,8 milhões de habitantes a população de assentamentos precários em 2010 no conjunto destas regiões.

Base de Dados do Censo

Projeto Censo/CEM - 50 anos de Dados

Novo - a partir de janeiro de 2015 os arquivos das PNADs incorporam algumas novidades: versão dos dicionários também para o inglês (1981-2011), microdados originais (2001-2013), dados no formato CSV (1981-2013).

Desde 2013 está disponível na área de Base de Dados um conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e PNADs coletadas ao longo de 35 anos. Também estão incluídas as instruções para o uso dos bancos de microdados das amostras dos Censos Demográficos Brasileiros (1960 a 2010).
 
 

Livro Trajetórias das desigualdades - materiais auxiliares

Anexos Metodológicos e Estatísticos do livro

Parte integrante de Trajetórias das desigualdades, como Brasil Mudou nos últimos 50 anos, os Anexos Metodológicos e Estatísticos que contém Gráficos e Figuras, Materiais auxiliares, Relatório CEM e Sintaxes de padronização. Estes anexos podem ser acessados livremente.
Atualização de base de dados

Lançamentos imobiliários residenciais em São Paulo e Região Metropolitana (1985-2013)

O CEM atualiza até 2013 a Base de Dados de lançamentos imobiliários residenciais em São Paulo e RMSP Os dados são relativos a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários residenciais da RMSP, sistematizadas pela Embraesp. O objetivo é subsidiar investigações geoestatísticas, de economia urbana e de políticas públicas, e integra amplo projeto de investigação dos padrões de governança que permeiam a relação entre Estado e setores fora dele interessados na condução de políticas públicas urbanas. O acesso é na área de Base de Dados.
Setores Censitários 2010

CEM disponibiliza edição atualizada de Setores Censitários

Desenvolvida pela equipe de Transferência de Tecnologia do CEM, a mais recente edição dos setores censitários do recenseamento 2010 para as regiões metropolitanas do Brasil oferece um novo horizonte para as pesquisas sócio-espaciais. Associados a um sistema de informação geográfica, esses dados e arquivos cartográficos dão acesso a um conjunto integrado de informações que torna possível identificar áreas com alta concentração de pobreza ou atendidas insuficientemente por políticas públicas, transformando-se num instrumento fundamental para que a sociedade e o poder público conheçam e atuem nos lugares.