Base de Dados do Censo - Novidades

Projeto Censo/CEM - 50 anos de Dados

Novo - a partir de janeiro de 2015 os arquivos das PNADs incorporam algumas novidades: versão dos dicionários também para o inglês (1981-2011), microdados originais (2001-2013), dados no formato CSV (1981-2013).

Desde 2013 está disponível na área de Base de Dados um conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e PNADs coletadas ao longo de 35 anos. Também estão incluídas as instruções para o uso dos bancos de microdados das amostras dos Censos Demográficos Brasileiros (1960 a 2010).
 
 

Curso TerraView Política Social

Próximos cursos em 2015

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. Para o ano que vem os cursos acontecem em Março (25, 26 e 27/3/15), Abril (28, 29 e 30/4/2015), Maio (27, 28 e 29/5/15) e Junho (24, 25 e 26/6/15). 

Boletim pontocem 10

CEM divulga edição semestral com a produção acadêmica do 2º semestre de 2014

A relação de referências contém a produção de trabalhos acadêmicos relativos à pesquisa desenvolvida na instituição de julho a dezembro de 2014. Publicação periódica on line, o Boletim pontocem reúne e divulga a produção dos pesquisadores do Centro dentro das principais linhas de investigação. Apresenta a referência bibliográfica de: capítulos de livros, artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de teses e dissertações defendidas pelos pesquisadores, incluindo a série de textos para discussão, publicados on line pelo CEM. 
Seminário Brasil sem Miséria - Inclusão produtiva urbana

Gravação de entrevistas com pesquisadoras do CEM

Em maio de 2013, Marta Arretche (diretora do CEM e profa. titular do DCP/USP) e Nadya Araújo Guimarães (pesquisadora do CEM e profa. titular de Depto. de Sociologia/USP) participaram de evento realizado na UNICAMP e promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, pelo Banco Mundial e pela Universidade Estadual de Campinas. Veja dois videos gravados com as pesquisadoras sobre Políticas Públicas.
CEM na Mídia

O que foi veiculado sobre o CEM

Aqui você encontra reportagens e artigos relacionados ao Centro de Estudos da Metrópole veiculados na mídia desde 2000. Selecione o ano que deseja consultar.
Base Cartográfica Digital de Logradouros - edição 2014

CEM disponibiliza nova base de ruas da RMSP

O arquivo georreferenciado dos logradouros da Região Metropolitana de São Paulo é a principal entre as bases cartográficas utilizadas para localização e geocodificação de fenômenos pontuais. Cobre integralmente os 39 municípios da região, totaliza mais de 326 mil segmentos de ruas, avenidas, viadutos, acessos, travessas, praças, rodovias, etc. O CEM atualiza agora esta base que está disponível na área de Base de Dados.
Geoprocessamento e Políticas Sociais

CEM apresenta e disponibiliza nova versão de software TerraView Política Social

Disponível gratuitamente no site do CEM a versão atualizada do software TerraView Política Social, desenvolvida pelo INPE para o Centro de Estudos da Metrópole. 
 
Assentamentos Precários no Brasil Urbano

Metodologia de identificação de assentamentos precários urbanos (2014)

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) elaboraram um resumo dos aspectos metodológicos desenvolvidos pelo próprio Centro para o projeto contratado pelo Ministério das Cidades em 2007. O objetivo é facilitar o desenvolvimento de análises similares, em especial aquelas realizadas utilizando os dados do Censo de 2010.
Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2012. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. livre-docente do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM.

Atualização de base de dados

Lançamentos imobiliários residenciais em São Paulo e Região Metropolitana (1985-2013)

O CEM atualiza até 2013 a Base de Dados de lançamentos imobiliários residenciais em São Paulo e Região Metropolitana. Os dados são relativos a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários residenciais da RMSP, sistematizadas pela Embraesp. O objetivo é subsidiar investigações geoestatísticas, de economia urbana e de políticas públicas, e integra um amplo projeto de investigação dos padrões de governança que permeiam a relação entre Estado e setores fora dele interessados na condução de políticas públicas urbanas.