São Paulo no século XXI

CEM lança A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades

O CEM lançou A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades, organizado por Eduardo Marques. A obra investiga diversas dimensões das mudanças sociais e econômicas recentes na metrópole de São Paulo, incluindo as transformações do mercado de trabalho, as dinâmicas demográficas, os padrões de segregação por classe e raça, as condições urbanas, a produção habitacional pública e pela via de mercado. Surge assim um retrato ao mesmo tempo mais complexo e mais preciso da cidade de São Paulo neste início de século XXI.
CEM lança livro sobre Desigualdades

Trajetórias das Desigualdades: como Brasil mudou nos últimos 50 anos

Recém lançado, o livro Trajetórias das Desigualdades: como Brasil Mudou nos últimos 50 anos, Marta Arretche (org.), Ed. Unesp/CEM, 2015, apresenta contribuições para as Ciências Sociais em aspectos relativos às conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, apresentando pesquisas sobre a trajetória da desigualdade no Brasil nos últimos 50 anos. Assista à entrevista com a organizadora, concedida à USP, abordando aspectos da obra.
Bolsas de Pós-doutorado no CEM/Cepid

Oportunidade de bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)

Divulgação do resultado final. Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares.  As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas:  Entender os efeitos independentes das políticas públicas nas condições sociais e/ou na redução da desigualdade; Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis; Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender “quem faz o quê”?
Assentamentos Precários no Brasil Urbano

Metodologia de identificação de assentamentos precários urbanos (2014)

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) elaboraram um resumo dos aspectos metodológicos desenvolvidos pelo próprio Centro para o projeto contratado pelo Ministério das Cidades em 2007. O objetivo é facilitar o desenvolvimento de análises similares, em especial aquelas realizadas utilizando os dados do Censo de 2010.
Dados de saúde em São Paulo

Novo banco de dados relativo ao SUS

O CEM disponibiliza a partir de agora o conjunto de dados: "Variáveis de saúde, estrutura e desempenho do Sistema Único de Saúde para os 645 municípios do Estado de São Paulo" (2001-2012). O período de coleta dos dados é de julho de 2013 a dezembro de 2013. O banco pode ser acessado na área de Banco de Dados deste site.

Base Cartográfica Digital de Logradouros - edição 2014

CEM disponibiliza nova base de ruas da RMSP

O arquivo georreferenciado dos logradouros da Região Metropolitana de São Paulo é a principal entre as bases cartográficas utilizadas para localização e geocodificação de fenômenos pontuais. Cobre integralmente os 39 municípios da região, totaliza mais de 326 mil segmentos de ruas, avenidas, viadutos, acessos, travessas, praças, rodovias, etc. O CEM atualiza agora esta base que está disponível na área de Base de Dados.
Geoprocessamento e Políticas Sociais

CEM apresenta e disponibiliza nova versão de software TerraView Política Social

Disponível gratuitamente no site do CEM a versão atualizada do software TerraView Política Social, desenvolvida pelo INPE para o Centro de Estudos da Metrópole. 
 
Livro Trajetórias das desigualdades - materiais auxiliares

Anexos Metodológicos e Estatísticos do livro

Parte integrante de Trajetórias das desigualdades, como Brasil Mudou nos últimos 50 anos, os Anexos Metodológicos e Estatísticos que contém Gráficos e Figuras, Materiais auxiliares, Relatório CEM e Sintaxes de padronização. Estes anexos podem ser acessados livremente.
Curso TerraView Política Social

Próximos cursos em 2015 - datas para segundo semestre já disponíveis

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. Em 2015  acontecem em Junho (24, 25 e 26/6), Agosto (26, 27 e 28/8/2015), Setembro (23, 24 e 25/9/2015), Outubro (28, 29 e 30/10/2015) e Novembro (25, 26 e 27/11/2015). O curso propicia a qualquer profissional produzir e analisar informações geográficas. Os SIG funcionam como organizadores de diversas camadas de informação gerando mapas para explorar dados para descobrir padrões e correlações. Essas camadas correspondem a diversos tipos de dados para uma determinada região (quadra, estado, cidade ou o globo terrestre). A manipulação dos dados é feita dentro de um sistema no computador que permite: coletar, manusear e analisar informações.

Base de Dados do Censo - Novidades

Projeto Censo/CEM - 50 anos de Dados

Novo - a partir de janeiro de 2015 os arquivos das PNADs incorporam algumas novidades: versão dos dicionários também para o inglês (1981-2011), microdados originais (2001-2013), dados no formato CSV (1981-2013).

Desde 2013 está disponível na área de Base de Dados um conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e PNADs coletadas ao longo de 35 anos. Também estão incluídas as instruções para o uso dos bancos de microdados das amostras dos Censos Demográficos Brasileiros (1960 a 2010).
 
 

SP Pesquisa aborda pesquisa desenvolvida no CEM

Documentário sobre as mudanças nas grandes cidades

Os pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) participaram da série de documentários SP Pesquisa. No último final de semana de maio foi ao ar o programa sobre as pesquisas desenvolvidas no CEM.
SP Pesquisa mostra os bastidores da produção científica brasileira em diversas áreas do conhecimento. É resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura e pela Univesp TV. Foram produzidos 26 programas, cada um com 28 minutos de duração. O documentário sobre o CEM já está disponível no canal do YouTube do SP Pesquisa. Veja também outras inserções do CEM na mídia em 2015.
Estudo de Transferência

Pesquisa sobre assentamentos precários das Regiões Metropolitanas de São Paulo é realizada pelo CEM

O CEM apresenta estudo inédito sobre Assentamentos precários das Regiões Metropolitanas de São Paulo e realizado para a FUNDAP intitulado intitulado “Diagnóstico dos assentamentos precários nos municípios da Macrometrópole Paulista”. O estudo estimou em 3,8 milhões de habitantes a população de assentamentos precários em 2010 no conjunto destas regiões.

Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2012. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. livre-docente do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM.