Linhas de ônibus no município de São Paulo

Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) lança o primeiro banco de dados georreferenciado e consolidado

São 2.349 linhas de ônibus municipais com informações de horários de primeira e última partida, extensão da linha, área do sistema interligado do local de partida (divisão regional da SPTrans) subsistema a que a linha pertence, classe diurna ou noturna e a quantidade de segmentos de logradouro que a compõe. Trata-se do primeiro conjunto de dados georreferenciado consolidado e de livre acesso público do universo das linhas de ônibus no município de São Paulo, e traça um retrato das linhas de ônibus no mês de setembro de 2015.
Metodológicas CEM 2017 - Programação completa 1° semestre

Seminários, cursos e oficinas em metodologia

A reflexão metodológica plural, que oferece subsídio a pesquisas multimétodos é  uma das características centrais da produção do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID), que  prossegue compartilhando seus avanços metodológicos com pesquisadores e estudantes interessados.
Favelas e Loteamentos irregulares no Município de São Paulo

Estudo realizado pelo CEM/Cepid para a Sehab/PMSP em 2016 é disponibilizado

Parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab)/PMSP  atualiza dados sobre Favelas e Loteamentos irregulares no Município de São Paulo.O trabalho feito em 2016 realizou a quantificação e estimativa dos moradores de favelas e loteamentos irregulares de São Paulo no período de 2000 a 2010 no Município de São Paulo (MSP), sendo detectado de modo geral que nesse período as condições sociais e urbanas melhoraram, apesar do acesso a redes de esgotos ainda se constituir no indicador mais precário.
Seminário Especial Centro de Estudos da Metrópole/CEM/Cepid

1º Workshop do livro - Políticas do Urbano em São Paulo

A proposta deste workshop é trazer à discussão de pesquisadores, acadêmicos, estudantes, gestores e interessados as pesquisas que se encontram em andamento no ãmbito do Centro de Estudos da Metrópoe, coordenadas pelo professor livre-docente da USP, Eduardo Cesar Leão Marques. As apresentações que serão realizadas farão parte de um futuro livro, publicado pelo Centro, e se constitui no prosseguimento das pesquisas que buscam analisar padrões de governança que não sejam necessariamente controlados pelo Estado e por suas agências. Aspectos desta temática já produziram dois livros um lançado no Brasil em 2015 e o outro internacionalmente, no ano passado. O encontro de trabalho aberto aos interessados acontecerá no dia 17/4/2017, na FFLCH/USP-Cidade Universitária, Campus Butantã.
 
Série de Seminários de pesquisadores Pós-doutorando

A gestão da política habitacional em São Paulo: agentes e arranjos, por Magaly Marques Pulhez

A pesquisadora pós-doutoranda pelo Centro de Estudos da Metrópole, Magaly Marques Pulhez (Doutora em Arquitetura e Urbanismo 
Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo) realiza no dia 18 de abril de 2017, das 17h30 às 19h30 o seminário "A gestão da política habitacional em São Paulo: agentes e arranjos". O evento é aberto a todos sem necessidade de inscrição prévia e será realizado na sala 8, FFLCH-USP, Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais.
Resultados de pesquisas do CEM/Cepid

Conheça algumas obras dos pesquisadores CEM, nacionais e internacionais

Nesta página destacamos alguns livros nacionais e internacionais, de autoria/organização individual ou conjunta de pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole, resultantes da pesquisa aqui desenvolvida. Em outros casos os pesquisadores do CEM participam como co-autores. Em alguns casos, é possível acessar a versão integral do texto desejado.
 
Curso TerraView Política Social

Inscrições abertas para cursos no primeiro semestre de 2017

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. A capacitação propicia a qualquer profissional produzir e analisar informações geográficas. Os SIGs funcionam como organizadores de diversas camadas de informação gerando mapas para explorar dados para descobrir padrões e correlações. Essas camadas correspondem a diversos tipos de dados para uma determinada região. A manipulação dos dados é feita dentro de um sistema no computador que permite: coletar, manusear e analisar informações. Cursos em: Março (29, 30 e 31/3/2017), Abril (26, 27 e 28/4/2017), Maio (24, 25 e 26/5/2017) e Junho (28, 29 e 30/6/2017).

População em situação de rua

Obra organizada por pesquisadores do CEM reúne ensaios e entrevistas

"Novas faces da vida nas ruas" é o livro organizado por Taniele Rui (Unicamp e Cebrap), Mariana Martinez (UFSCar e CEM) e Gabriel Feltran (UFSCar e CEM) que está sendo lançado pela editora da Universidade Federal de São Carlos, EdUFSCar
 
Plataforma Avaliação de Presidentes e Governadores

Como têm sido avaliados presidentes e governadores de acordo com pesquisas do Ibope e do Datafolha?

O CEM/Cepid desenvolveu uma plataforma utilizando bases de dados obtidas em  pesquisas de opinião por dois institutos especializados: Ibope (Avaliação e Aprovação) e Datafolha (Avaliação). A finalidade é apresentar resultados dessas pesquisas de opinião tornando disponível de forma aberta, a pesquisadores e interessados em geral, as informações trazidas por pesquisas de opinião desses dois institutos de pesquisa: Ibope e Datafolha. O link direto para o app é este: http://centrodametropole.org.br/avaliacao
Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2014. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. titular do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM. Dados atualizados em outubro de 2016.

 

Projeto Semear Ciência

Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) disponibiliza aplicativo sobre Escolas

A plataforma, de livre acesso, localiza no mapa qualquer escola de interesse para ter informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações e as condições sócio-econômicas dos alunos. A ferramenta é totalmente on line e foi formulada para se conheçam muitos aspectos ligados às escolas da cidade. A ideia principal é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação. Veja mais sobre o projeto aqui.

 
Lançamento internacional de livro sobre desigualdade espacial em regiões metropolitanas

Diretora do CEM participa como co-organizadora e co-autora em publicação comparativa sobre Políticas Públicas territoriais

Co-organizado por um grupo de cientistas políticos e um geógrafo, o livro "Inequality and Governance in the Metropolis; Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Countries" constitui-se na primeira publicação que sistematiza investigações em vários países sobre regimes de igualdade territorial (place-equality regimes), consistindo em políticas, instituições e sistemas de governança que visam reduzir as desigualdades na provisão de serviços em regiões metropolitanas. 
Seminário Centro de Estudos da Metrópole

A descoberta do viver periférico: articulações do popular na arquitetura paulista (1960-1980)

No dia 4 de abril, o professor da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV), José Henrique Bortoluci, apresenta o seminário "A descoberta do viver periférico: articulações do popular na arquitetura paulista (1960-1980)". A apresentação é aberta a todos sem necessidade de inscrição prévia.
Animações sobre Desigualdades nos últimos 50 anos

Videos explicam para um público amplo resultados de pesquisas no CEM

Todas estas animações foram produzidas a partir das conclusões pesquisas e análises dos censos de 1960 a 2010  e que resultaram no livro "Trajetória das Desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos 50 anos", organizado por Marta Arretche. tendo sido produzidas pela DnA Design&Animation.
Novo livro fruto de pesquisas no CEM/Cepid

Obra sobre São Paulo no século XXI, organizada por pesquisador do CEM e da USP, é lançada internacionalmente

O livro "São Paulo in the Twenty-First Century: Spaces, Heterogeneities, Inequalities" de Eduardo Cesar Leão Marques (ed.) foi  publicado internacionalmente pela Routledge e analisa em detalhe as principais transformações sociais, econômicas da cidade de São Paulo. A pesquisa que possibilitou a realização deste livro foi realizada no âmbito do CEM/Cepid com financiamento das agências Fapesp e CNPq.
Ferramenta para políticas públicas

Simulador na web sobre cenários do financiamentoa a desenhos de igualdade na educação no Brasil

O CEM/Cepid apresenta um simulador na web por meio do qual são fornecidas informações para gestores e formuladores de políticas públicas, por meio de simulações do financiamento à política de educação que podem ser realizados on line. Além da ferramenta de simulação, é incorporada documentação de apoio. A ferramenta foi elaborada no âmbito do projeto de pós-doutorado no CEM/Cepid do pesquisador Davoud Taghawi-Nejad.
CEM lança livro sobre Desigualdades

Trajetórias das Desigualdades: como Brasil mudou nos últimos 50 anos

Lançado em junho/2015, o livro apresenta contribuições para as Ciências Sociais em aspectos relativos às conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, apresentando pesquisas sobre a trajetória da desigualdade no Brasil nos últimos 50 anos. Inclui link para os Anexos Metodológicos e Estatísticos do livro. Os  Anexos Metodológicos e Estatísticos incluem Gráficos e Figuras, Materiais auxiliares, Relatório CEM e Sintaxes de padronização. Estes anexos podem ser acessados livremente.
Base de Dados do Censo

Projeto Censo/CEM - 50 anos de Dados

Desde 2013 está disponível na área de Base de Dados um conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e PNADs coletadas ao longo de 35 anos. Também estão incluídas as instruções para o uso dos bancos de microdados das amostras dos Censos Demográficos Brasileiros (1960 a 2010).  Novas atualizações de dados referentes aos conjuntos e bases: a principal é a versão mais recente dos microdados da amostra do Censo Demográfico de 2010 (divulgada pelo IBGE em 11/03/2016). Os melhoramentos trazem correções de informações, além de novas variáveis que foram adicionadas aos dados de Emigração e Mortalidade. Foi feita ainda correção nos dados da PNAD 1986 e disponibilizada a PNAD 2014.  
 

Base de dados - Pesquisa Dimensões Sociais da Desigualdade (PDSD)

CEM/Cepid disponibiliza nova base de ruas da Região Metropolitana de São Paulo

Novos Estudos Cebrap - Dossiê Capitais do Urbano

Cada vez mais desigual? Parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Oxfam Brasil e o Le Monde Diplomatique Brasil (edição de abril/2016) 

Processo Seletivo Bolsistas TT (análise de dados e tecnologia da informação)-Edital de seleção de bolsistas de Treinamento Técnico

Pesquisadores do CEM participam do 40º Encontro da ANPOCS 2016

Oportunidade de bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no CEM/Cepid-2016 (edital completo/candidatos aprovados)

Desigualdades na cidade de São Paulo-Pesquisador do CEM participou de debate sobre São Paulo Menos Desigual, pela Escola do Parlamento (25/5/2016)

Livro organizado por Eduardo Marques: A metrópole de São Paulo no século XXI, Junho/2015

SP Pesquisa (TV Cultura/Univesp TV) abordou pesquisa desenvolvida no CEM - Documentário sobre as mudanças nas grandes cidades (30 de maio/2015)

Pesquisadores do CEM participam do 39º encontro da ANPOCS e lançam livros

CEM/Cepid participou da 67a reunião da SBPC

Lançamentos imobiliários residenciais em São Paulo e Região Metropolitana (1985-2013) (Outubro/2014)

CEM integrou simpósio internacional que reuniu Cepids - Fapesp Week California

CEM contribuiu para a revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo.

Gravação do Seminário “Inscrições nas Margens” - mesa Experiências Etnográficas (8/11/2013, em Porto Alegre), do qual participou o pesquisador do CEM e professor da UFSCar, Gabriel Feltran.

Podcast de seminário realizado pelo pesquisador do CEM Gabriel Feltran, na Universidade de Londres.

Pesquisador do CEM, Eduardo Marques, realiza conferência na Association of American Geographers. Disponível on line.

O livro "A Política Pública como Campo Multidisciplinar" foi lançado em agosto e foi organizado por Eduardo Marques (CEM/USP) e Carlos Aurélio Pimenta de Faria 

Nova fase do CEPID/CEM

Metrópoles contemporâneas -site