Estudo de Transferência

CEM apoiou a revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo

Com este Estudo foi realizada a sistematização do processo participativo, a adequação de cartografias, gerando análise de dados. A contribuição do Centro se dá num contexto de pesquisa acadêmica em Ciências Sociais que inclui a produção de bases de dados e ajuste e a adequação de cartografias, bem como o desenvolvimento de análise de dados sócio-econômicos e espaciais.
Nova chamada

Edital de Seleção de Bolsistas de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos da Metrópole

O Centro de Estudos da Metrópole anuncia, através deste edital, a abertura do processo seletivo de recém-doutores a serem incorporados através de bolsas Fapesp de pós-doutoramento. O prazo para envio de propostas é 12 de maio de 2014 (data de postagem ou remessa pela internet)

Seminário CEM

Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do Programa Universidade para Todos (Prouni).

No dia 30 de abril (a partir das 17h30), o CEM promove na Cidade Universitária um seminário sobre Ações Afirmativas a ser proferido pela Profa. Dra. do Departamento de Sociologia, da USP, Marcia Lima, pesquisadora do Cebrap. Aberto aos interessados sem necessidade de inscrição prévia.
Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2012. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. livre-docente do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM.

Setores Censitários 2010

CEM disponibiliza edição atualizada de Setores Censitários

Desenvolvida pela equipe de Transferência de Tecnologia do CEM, a mais recente edição dos setores censitários do recenseamento 2010 para as regiões metropolitanas do Brasil oferece um novo horizonte para as pesquisas sócio-espaciais. Associados a um sistema de informação geográfica, esses dados e arquivos cartográficos dão acesso a um conjunto integrado de informações que torna possível identificar áreas com alta concentração de pobreza ou atendidas insuficientemente por políticas públicas, transformando-se num instrumento fundamental para que a sociedade e o poder público conheçam e atuem nos lugares.

Base de Dados do Censo

Projeto Censo/CEM - 50 anos de Dados









Disponível na área de Base de Dados um conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e PNADs coletadas ao longo de 35 anos. Também incluídas as instruções para o uso dos bancos de microdados das amostras dos Censos Demográficos Brasileiros (1960 a 2010).

Estudo de Transferência

Pesquisa sobre assentamentos precários das Regiões Metropolitanas de São Paulo é realizada pelo CEM

O CEM apresenta estudo inédito sobre Assentamentos precários das Regiões Metropolitanas de São Paulo e realizado para a FUNDAP intitulado intitulado “Diagnóstico dos assentamentos precários nos municípios da Macrometrópole Paulista”. O estudo estimou em 3,8 milhões de habitantes a população de assentamentos precários em 2010 no conjunto destas regiões.

Novo curso Terra View Política Social

Novos cursos para 2014

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. Os próximos cursos estão marcados para abril (23, 24 e 25/4/14), maio (28, 29 e 30/5/14) e junho (25, 26 e 27/6/14).

Lançamentos imobiliários residenciais

CEM incorpora ao site um banco de dados sobre lançamentos imobiliários residenciais

O objetivo é subsidiar investigações geoestatísticas, de economia urbana e de políticas públicas, fazendo parte de um amplo projeto de investigação dos padrões de governança que permeiam a relação entre Estado e setores fora do Estado interessados na condução de políticas públicas urbanas. Dados se referem a aperfeiçoamento qualitativo e ampliação de informações sobre os lançamentos imobiliários residenciais da RMSP, sistematizadas pela Embraesp, entre 1985 e 2011. 

Novas Bases Cartográficas Digitais Georrefereciadas

Limites territoriais do Brasil – Regiões, Estados e Municípios 2013

CEM inclui mais conjuntos de dados ao acervo. São as bases de Limites territoriais do Brasil (Regiões, Estados e Municípios) que fazem parte das Bases Cartográficas Digitais Georrefereciadas, totalizando os 5.563 municípios do Brasil e que fazem parte dos arquivos geográficos embasados nos recortes municipais. Disponíveis na área de Base de Dados.
Resultados de pesquisas

Obras de pesquisadores do CEM

São lançados periodicamente livros de professores e pesquisadores que atuam no CEM. Neles são abordadas temáticas relacionadas a metrópoles contemporâneas, política habitacional, federalismo, desigualdades, associativismo, redes sociais, entre outras.