Metodológicas

Série de Cursos, oficinas e seminários metodológicos do CEM

A reflexão metodológica plural, que oferece subsídio a pesquisas multimétodos, é  uma das características centrais da produção do Centro. No segundo semestre de 2015, o CEM seguirá compartilhando seus avanços metodológicos em Cursos, Seminários e Oficinas sobre Metodologia com pesquisadores e estudantes interessados.
São Paulo no século XXI

CEM lança A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades

O CEM lançou A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades, organizado por Eduardo Marques. A obra investiga diversas dimensões das mudanças sociais e econômicas recentes na metrópole de São Paulo, incluindo as transformações do mercado de trabalho, as dinâmicas demográficas, os padrões de segregação por classe e raça, as condições urbanas, a produção habitacional pública e pela via de mercado. Surge assim um retrato ao mesmo tempo mais complexo e mais preciso da cidade de São Paulo neste início de século XXI.
CEM lança livro sobre Desigualdades

Trajetórias das Desigualdades: como Brasil mudou nos últimos 50 anos

Recém lançado, o livro Trajetórias das Desigualdades: como Brasil Mudou nos últimos 50 anos, Marta Arretche (org.), Ed. Unesp/CEM, 2015, apresenta contribuições para as Ciências Sociais em aspectos relativos às conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, apresentando pesquisas sobre a trajetória da desigualdade no Brasil nos últimos 50 anos. Assista à entrevista com a organizadora, concedida à USP, abordando aspectos da obra.
Seminário do Centro de Estudos da Metrópole

Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial

O evento aberto a todos sem necessidade de inscrição prévia, acontece no próximo dia 10 de setembro. O seminário "Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial" com a professora Luana Costa Almeida (Univás e Unicamp), está voltado para a área de educação com preocupações acerca do trabalho desenvolvido nas escolas.
Dados de saúde em São Paulo

Novo banco de dados relativo ao SUS

O CEM disponibiliza a partir de agora o conjunto de dados: "Variáveis de saúde, estrutura e desempenho do Sistema Único de Saúde para os 645 municípios do Estado de São Paulo" (2001-2012). O período de coleta dos dados é de julho de 2013 a dezembro de 2013. O banco pode ser acessado na área de Banco de Dados deste site.

Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2012. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. livre-docente do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM.

Base Cartográfica Digital de Logradouros - edição 2014

CEM disponibiliza nova base de ruas da RMSP

O arquivo georreferenciado dos logradouros da Região Metropolitana de São Paulo é a principal entre as bases cartográficas utilizadas para localização e geocodificação de fenômenos pontuais. Cobre integralmente os 39 municípios da região, totaliza mais de 326 mil segmentos de ruas, avenidas, viadutos, acessos, travessas, praças, rodovias, etc. O CEM atualiza agora esta base que está disponível na área de Base de Dados.
Curso TerraView Política Social

Próximos cursos em 2015 - datas para segundo semestre já disponíveis

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. Para o segundo semestre de 2015, os cursos acontecem em Setembro (23, 24 e 25/9/2015), Outubro (28, 29 e 30/10/2015) e Novembro (25, 26 e 27/11/2015). O curso propicia a qualquer profissional produzir e analisar informações geográficas. Os SIG funcionam como organizadores de diversas camadas de informação gerando mapas para explorar dados para descobrir padrões e correlações. Essas camadas correspondem a diversos tipos de dados para uma determinada região (quadra, estado, cidade ou o globo terrestre). A manipulação dos dados é feita dentro de um sistema no computador que permite: coletar, manusear e analisar informações.

Livro Trajetórias das desigualdades - materiais auxiliares

Anexos Metodológicos e Estatísticos do livro

Parte integrante de Trajetórias das desigualdades, como Brasil Mudou nos últimos 50 anos, os Anexos Metodológicos e Estatísticos que contém Gráficos e Figuras, Materiais auxiliares, Relatório CEM e Sintaxes de padronização. Estes anexos podem ser acessados livremente.
Base de Dados do Censo - Novidades

Projeto Censo/CEM - 50 anos de Dados

Novo - a partir de janeiro de 2015 os arquivos das PNADs incorporam algumas novidades: versão dos dicionários também para o inglês (1981-2011), microdados originais (2001-2013), dados no formato CSV (1981-2013).

Desde 2013 está disponível na área de Base de Dados um conjunto de bancos de dados referentes a Censos Demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e PNADs coletadas ao longo de 35 anos. Também estão incluídas as instruções para o uso dos bancos de microdados das amostras dos Censos Demográficos Brasileiros (1960 a 2010).