Lançamento de livro do pesquisador do CEM, Eduardo Marques

O livro "A Política Pública como Campo Multidisciplinar" foi organizado por Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, e foi lançado no dia 19/8/2013 em São Paulo. Aconteceu lançamento no 37º Encontro da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), em Águas de Lindóia, de 23 a 27/9/2013.

 

Sinopse:

Interdisciplinar por natureza, a área temática de políticas públicas, tem recebido grandes e freqüentes contribuições no Brasil, marcadamente após a redemocratização, nos anos 1980. Tal pujança, porém, embute riscos de fragmentação. Este livro busca contribuir para que se fortaleça o conhecimento sobre as teorias produzidas por diferentes disciplinas para o estudo das ações do Estado.

Originada do fórum “A Multidisciplinaridade na Análise de Políticas Públicas”, realizado durante o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em de 2010, em Recife, a obra agrega ainda contribuições posteriores. Reúne ao todo 10 ensaios, que traçam um panorama sucinto de como os distintos campos do saber têm abordado as políticas públicas no país.

Até os anos 1980, de acordo com os organizadores, o tema era foco de análises macrossociológicas sobre o Estado e os efeitos de suas políticas sobre aspectos da sociedade. Ao longo dos anos de 1990 a 2000, com a consolidação do regime democrático, os debates nacionais propiciaram substancial compreensão sobre as reformas de políticas públicas, das esferas participativas de gestão das políticas que então emergiam, e também de processos que influenciam as políticas públicas, como a composição de governos e o funcionamento do presidencialismo de coalizão. Esse cenário deu impulso a uma gama disciplinas, à medida que trouxe novos elementos a serem avaliados.

Como, porém, os avanços recentes dos estudos da área se deram em temas específicos, o campo como um todo acabou por sofrer uma  dispersão temática e teórica maior do que a observada nos anos 1980, provavelmente em razão do próprio aumento do volume de estudos, mas também em consequência da crescente especialização dos debates no interior de cada comunidade disciplinar.

Torna-se, portanto, fundamental sistematizar o campo dos estudos de políticas públicas a partir das contribuições das várias áreas disciplinares e temáticas envolvidas. Neste livro, os organizadores escolherem, para estimular o diálogo, um conjunto de disciplinas que lançaram, segundo eles, olhares específicos sobre as políticas públicas: Ciência Política, Sociologia, Administração Pública, Antropologia, Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Demografia, Economia e História.

Sobre os organizadores 

Eduardo Marques é professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP (DCP/USP) e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Autor, entre outros livros, de Redes sociais, segregação e pobreza (Editora Unesp/CEM, 2010).

Carlos Aurélio Pimenta de Faria é doutor em Ciência Política (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - Iuperj, 1997) e organizador de, entre outras obras, Implementação de políticas públicas: teoria e prática (PUC/MG, 2012).

 

Sumário

Introdução

A multidisciplinaridade no estudo das políticas públicas - Carlos Aurélio Pimenta de Faria

As políticas públicas na Ciência Política - Eduardo Marques

Sociologia e políticas públicas - Soraya Vargas Cortes

As políticas públicas segundo a Antropologia - Piero C. Leirner

A contribuição da Administração Pública para a constituição do campo de estudos de políticas públicas - Marta Ferreira Santos Farah

Relações internacionais e políticas públicas: a contribuição da análise de política externa - Maria Regina Soares de Lima

Psicologia Social e políticas públicas: linguagens de ação na era dos direitos - Peter K. Spink

O direito nas políticas públicas - Diogo R. Coutinho

Demografia e políticas públicas: uma combinação sugestiva e necessária - José Marcos Pinto da Cunha

História e políticas públicas - Gilberto Hochman

 

Ficha

ISBN: 978-85-7541-422-4. 

ISBN: 978-853-930-4011 (Ed. Unesp)

Lançamento: 2013. 

Páginas: 282p. 

Editoras: Coedição Ed. Fiocruz / Ed. Unesp

Apoio: Centro de Estudos da Metrópole (CEM).


Press release