Seminário Internacional na Universidade de Londres
Departamento: Universidade de Londres, Centre for Urban & Community Reserch, Série de Seminários, 10/6/2014
Conferencista: Gabriel Feltran (pesquisador do CEM e professor da UFSCar) 
Seminário: "The margins of Brazilian development: notes on 'crime' in the outskirts of Sao Paulo" (Às margens do desenvolvimento brasileiro: notas sobre o 'crime' nas periferias de São Paulo).
 
O Brasil passa, neste momento, por uma grande transformação em grande parte devido ao desenvolvimento econômico experimentado na última década. Por um lado, a taxa de desemprego do novo  "global player" alcançou o menor nível da história em 2013, menos que 4%. Por outro, esse cenário expressa níveis renovados de conflito social, aumentando a violência criminal e o encarceramento. Baseadoa em trabalho de campo etnográfico que vem sendo conduzido desde 2005 nas periferias de São Paulo, a exposição apresenta um panorama de transformações nas vizinhaças pobres e nas favelas brasileiras desde os anos 1970 até hoje. Este panorama proporciona uma base empírica para uma reflexão do desenvolvimento brasileiro e suas margens, focando tanto no conflito e como na legitimação social que hoje emerge do "crime", ou do "mundo do crime", nas periferias urbanas.
 
Para ouvir o podcast clique aqui
 
CUCR é um centro de pesquisa já bem estalecido dentro do Departamento de Sociologia-Goldsmiths com uma reconhecida colaboração com as comunidades locais e com ativistas. 
 
  
 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/