Bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)
Oportunidade de bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)
 
Resultado final do processo seletivo de bolsas de pós-doutoramento. Candidados aprovados.
 
Joshua D. Shake                                           Universidade de Michigan
Moisés Kopper                                              Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Valéria Cristina de Oliveira                              Universidade Federal de Minas Gerais
 





Aviso
A lista a seguir se refere aos candidados selecionados para a entrevista no dia 25 de julho de 2016 , que poderá ser pessoalmente (Sala do Conselho do Departamento de Ciência Política da USP/FFLCH: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 2º andar, sala 2053, Cidade Universitária, São Paulo) ou por Skype.
 
 
 
 
Edital publicado em 19/4/2016
 
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com apoio da FAPESP. Trata-se de uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações. 
 
Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverão ainda produzir pelo menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico bem como apresentá-lo em um seminário de trabalho. 
As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas:
 
 
 
 
 
CONDIÇÕES DA BOLSA
 
A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito. 
O selecionado receberá bolsa, no valor de R$ 6.819,30 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que precisem mudar-se para a cidade de São Paulo, Brasil, sede da instituição. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa: www.fapesp.br/bolsas/pd. 
Serão selecionados até o máximo de 3 (três) bolsistas.
 
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO 
 
1.CV Lattes completo (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae, se estrangeiro;
2.MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar);
3.Lista de publicações;
4.Projeto de pesquisa, que não deve conter a identificação do candidato em nenhum local, já que sua avaliação será feita sob sigilo de autoria.
5.Cópia de 2 publicações. Nesta categoria, estão incluídos apenas artigos, livros ou capítulos de livros. 
 
CONTATO E PRAZO DAS INSCRIÇÕES
 
O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para: centrodametropole@usp.br com o título: “Bolsa - PD CEPID-CEM”. 
O prazo para envio das inscrições se encerra em 13/06/2016.
Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato através do e-mail centrodametropole@usp.br com o título: “Dúvida”.
 
 
PROCESSO SELETIVO
 
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliados o currículo, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda consistirá em entrevista com a comissão de seleção, que avaliará o mérito das propostas e o desempenho nesta entrevista.
Os candidatos selecionados para a segunda fase serão contatados via e-mail até 18/07/2016.
As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 25/07/2016.
 
 
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
 
O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 28/07/2016.
Mais informações em: http://www.fapesp.br/oportunidades
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/