Bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)
Oportunidade de bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)
 
Resultado final do processo seletivo de bolsas de pós-doutoramento. Candidados aprovados.
 
Joshua D. Shake                                           Universidade de Michigan
Moisés Kopper                                              Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Valéria Cristina de Oliveira                              Universidade Federal de Minas Gerais
 





Aviso
A lista a seguir se refere aos candidados selecionados para a entrevista no dia 25 de julho de 2016 , que poderá ser pessoalmente (Sala do Conselho do Departamento de Ciência Política da USP/FFLCH: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 2º andar, sala 2053, Cidade Universitária, São Paulo) ou por Skype.
 
 
 
 
Edital publicado em 19/4/2016
 
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com apoio da FAPESP. Trata-se de uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações. 
 
Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverão ainda produzir pelo menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico bem como apresentá-lo em um seminário de trabalho. 
As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas:
 
 
 
 
 
CONDIÇÕES DA BOLSA
 
A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito. 
O selecionado receberá bolsa, no valor de R$ 6.819,30 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que precisem mudar-se para a cidade de São Paulo, Brasil, sede da instituição. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa: www.fapesp.br/bolsas/pd. 
Serão selecionados até o máximo de 3 (três) bolsistas.
 
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO 
 
1.CV Lattes completo (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae, se estrangeiro;
2.MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar);
3.Lista de publicações;
4.Projeto de pesquisa, que não deve conter a identificação do candidato em nenhum local, já que sua avaliação será feita sob sigilo de autoria.
5.Cópia de 2 publicações. Nesta categoria, estão incluídos apenas artigos, livros ou capítulos de livros. 
 
CONTATO E PRAZO DAS INSCRIÇÕES
 
O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para: centrodametropole@usp.br com o título: “Bolsa - PD CEPID-CEM”. 
O prazo para envio das inscrições se encerra em 13/06/2016.
Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato através do e-mail centrodametropole@usp.br com o título: “Dúvida”.
 
 
PROCESSO SELETIVO
 
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliados o currículo, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda consistirá em entrevista com a comissão de seleção, que avaliará o mérito das propostas e o desempenho nesta entrevista.
Os candidatos selecionados para a segunda fase serão contatados via e-mail até 18/07/2016.
As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 25/07/2016.
 
 
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
 
O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 28/07/2016.
Mais informações em: http://www.fapesp.br/oportunidades