Nova ferramenta elaborada pelo CEM com avaliação de presidentes e governadores
Como têm sido avaliados presidentes e governadores de acordo com pesquisas do Ibope e do Datafolha?
 
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) desenvolveu uma plataforma utilizando bases de dados obtidas em  pesquisas de opinião por dois institutos especializados: Ibope (Avaliação e Aprovação) e Datafolha (Avaliação). 
 
A finalidade deste projeto é apresentar resultados dessas pesquisas de opinião tornando disponível de forma aberta, a pesquisadores e interessados em geral, as informações trazidas por pesquisas de opinião desses dois institutos de pesquisa: Ibope e Datafolha. No primeiro caso (Ibope), os dados se referem aos Presidentes da República, de 2000 a 2015, e no segundo (Datafolha), de 1992 a 2014.
 
Sobre a Avaliação de Governadores, são contemplados os seguintes Estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, de 1996 a 2016.
 
A plataforma permite que o visitante encontre o percentual do eleitorado que avalia cada governante como Ótimo/Bom, Regular ou Péssimo.
 
O aplicativo permite também comparar as avaliações com indicadores da atividade econômica, de forma a associar o desempenho da economia com o nível de satisfação dos cidadãos. 
 
O site está apresentado de forma a propiciar acesso e compreensão clara ao visitante, utilizando as ferramentas das ciências sociais, estatística e ciência da computação.
 
Pela disponibilização aberta, busca-se facilitar informação referente a uma das atuais linhas de pesquisa do CEM, que trata do comportamento eleitoral. A ferramenta permite ao visitante baixar os dados das pesquisas. 
 
O link para o hotsite é este e pode ser acessado livremente: http://centrodametropole.org.br/avaliacao
(conta com versão em língua inglesa)
 
As imagens obtidas na pesquisa do usuário podem ser baixadas e impressas usando este sub-menu.
 
 
 
Créditos
Coordenação 
Glauco Peres da Silva (CEM/DCP-USP)
Marta Arretche (CEM/DCP-USP)
Rogério Barbosa (CEM)
 
Divulgação 
Ximena I. Lóe Contrera (CEM)
 
Realização 
Heitor Shimizu
João Hetieres