Lançamento internacional de livro sobre desigualdade espacial em regiões metropolitanas
Diretora do CEM participa como co-organizadora e co-autora em publicação internacional comparativa sobre Políticas Públicas territoriais 
 
"Inequality and Governance in the Metropolis; Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Counties" é lançado pela Palgrave Macmillan
 
 
Co-organizado por cientistas políticos e um geógrafo, o livro "Inequality and Governance in the Metropolis; Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Countries" constitui-se na primeira publicação que sistematiza investigações em vários países sobre regimes de igualdade territorial (place-equality regimes), consistindo em políticas, instituições e sistemas de governança que visam reduzir as desigualdades na provisão de serviços em regiões metropolitanas. 
 
A obra de Jefferey M. Sellers, Marta Arretche, Daniel Kubler e Eran Razin está sendo lançada pela editora Palgrave Macmillan (Reino Unido). Reúne 13 capítulos que examinam regimes de igualdade territorial em onze democracias, incluindo países desenvolvidos e em desenvolvimento, em cinco continentes. A análise revela novas dimensões para abordar políticas de redução de desigualdade no mundo, diante de um dos mais importantes desafios da governança mundial no século XXI.
 
Regiões metropolitanas tornaram-se a forma dominante de assentamentos humanos.  As disparidades nas metrópoles situam-se cada vez mais como uma tendência no que tange ao crescimento da desigualdade. Regimes de igualdade territorial são cada vez mais um componente crítico das políticas de bem estar social. 
 
O trabalho é o resultado de uma década de colaboração internacional de pesquisa, focada na forma como os países lidam com as desigualdades territoriais em suas regiões metropolitanas.  Aborda um importante e ao mesmo tempo negligenciado e oportuno tema: as tensões internas entre crescimento econômico, modelos bem-estar e de justiça social e distribuição/redistribuição espacial.
Inclui análise qualitativa de regimes de bem-estar e o papel das cidades no fornecimento de serviços junto com estudos quantitativos de dados intra-metropolitanos de receita e gastos em cada região.
 
Marta Arretche  é pró-reitora adjunta de pesquisa da Universidade de São Paulo, diretora do Centro de Estudos da Metrópole, professora-titular do Departamento de Ciência Política da USP e também autora nesta publicação do Capítulo 7 - The Brazilian Place Equality Regime e co-autora da conclusão.
 
O livro está disponível pela internet, mediante requisição: http://www.palgrave.com/br/book/9781137573773#aboutBook
 
Ficha técnica

Organizadores: Jefferey M. Sellers, Marta Arretche, Daniel Kubler e Eran Razin
Editora: Palgrave Macmillan/UK
Páginas: 274
ISBN: 978-1-137-57378-0
DOI: 10.1057/978-1-137-57378-0
 
 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/