Metodológicas CEM 2017 - Programação completa 1° semestre
Metodológicas CEM 2017 - Programação 1° semestre 
 
A reflexão metodológica plural, que oferece subsídio a pesquisas multimétodos é  uma das características centrais da produção do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID), um dos Centros de Pesquisa Inovação e Difusão com apoio da FAPESP, vinculado à Universidade de São Paulo e ao Cebrap. No ano de 2017, o CEM prossegue compartilhando seus avanços metodológicos em Cursos, Seminários e  Oficinas sobre Metodologia com pesquisadores e estudantes interessados. 
 
A proposta geral é a difusão de metodologia e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais.  
 
Atenção: esta programação pode ser alterada sem prévio aviso. Fique atento às atualizações da página.
 
 
Programação completa

(atualizada em 12/4/2017)
 
Seminários
 
* LabProdam: o Laboratório de Inovação Tecnológica da Prefeitura de São Paulo, com Alexandre Calil   
 
Resumo:  A instituição está introduzindo novas tecnologias para modernizar a PMSP, tais como processamento de imagens, processamento de linguagem natural , internet das Coisas e, até mesmo, games. A proposta do seminário é dar a conhecer as iniciativas desse laboratório que está revolucionando a administração municipal.
Data e Horário: 22 de março de 2017 (quarta-feira), das 17h30 às 19h30 
Local: Sala 24, Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Campus Butantã. (evento já realizado)
 
* Text as data: Desafios e oportunidades para as Ciências Sociais, por Davi Cordeiro Moreira (Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo)
 
Resumo: O avanço tecnológico e científico recente permite a análise automatizada de grandes bases de documentos. Acompanhando a fronteira desse processo, serão apresentados os desafios enfrentados para análise de mais de 127 mil discursos proferidos pelos deputados federais brasileiros entre os anos de 1999 e 2014. 
Data e Horário: 26 de abril de 2017 (quarta-feira), das 17h30 às 19h30
Local: Sala 24, Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Campus Butantã. (evento já realizado)
 
Oficina

* Análise de Correspondências Múltiplas, com Edison Bertoncelo (Departamento de Sociologia, USP)
Resumo: (em breve)
Data e Horário: 30 de maio de 2017 (terça-feira), das 14 às 17h 
Local: Sala 122 (Laboratório de Informática), Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Campus Butantã. (necessita de inscrição prévia - em breve será disponibilizado forumlário para inscrição)
 
Cursos

* Análise de dados qualitativos com Atlas.TI, com Monise Picanço (Doutoranda em Sociologia, USP). Inscrição prévia pelo link: http://tiny.cc/CursoAtlasTI
 
Resumo: A proposta deste curso é fornecer perspectivas e ferramentas para potencializar a análise do material qualitativo coletado a partir de entrevistas, observação e anotações e/ou materiais documentais. Mais especificamente, nos debruçaremos sobre a codificação a partir do software Atlas.ti. Primeiro, veremos duas abordagens que bem representam diferentes abordagens analíticas que se utilizam do método da codificação: (1) a Grounded Theory e (2) a Análise de Conteúdo. A partir dessa discussão, passaremos ao uso do software, buscando entender como a leitura e a interpretação dos dados qualitativos podem ser aprimoradas com o uso de diferentes técnicas de codificação, fragmentação e cruzamento. Além disso, aprenderemos a produzir indicadores quantitativos simples sobre o texto para a identificação de regularidades e diferenças.   
Data e Horário: 22 e 23 de maio de 2017 (segunda e terça-feira), das 14 às 17hs 
Local: Sala 122 (Laboratório de Informática), Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Campus Butantã. (necessita de inscrição prévia)
 
* Geoprocessamento com TerraView Política Social (*)  com Daniel Waldvogel e José Donizete Cazzolato (CEM).  Local: Cebrap, rua Morgado de Mateus, 615, V. Mariana, carga Horária: 20h.
Datas: Maio (24, 25 e 26/5/2017) e Junho (28, 29 e 30/6/2017). (Requer inscrição prévia)
 
ATENÇÃO: NO CASO DOS SEMINÁRIOS ABERTOS A TODOS SEM NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO PRÉVIA .
A ATIVIDADE GEOPROCESSAMENTO TERRAVIEW, COM INSCRIÇÕES PELO SITE  NA PÁGINA DO CURSO: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1212