Seminário CEM - Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global, por Goran Therborn
SEMINÁRIO CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE (CEM/Cepid)
"CITIES OF POWER: THE URBAN, THE NATIONAL, THE POPULAR, THE GLOBAL", GORAN THERBORN (UNIVERSITY OF CAMBRIDGE)
 
Como as cidades representam e manifestam poder no momento nacional, popular e global?  
 
O seminário do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) acontecerá no departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo,  no dia 23 de novembro de 2017 (quinta-feira), às 10 horas, na sala 14, do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais. O sociólogo e professor da Universidade de Cambridge, Goran Therborn, tratará dos temas que aborda em seu último livro, um estudo global de capitais, de Paris da Revolução até a Astana (Kazaquistão) do século XXI: "Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global".
 
Sinopse do livro: neste brilhante e original survey de política e significados da paisagem urbana, o sociólogo referência Göran Therborn percorre as maiores capitais do mundo mostrando como foram formatadas por forças nacionais, populares e globais. Suas histórias começam com a emergência de vários modelos de Estado-Nação, cada um com a sua problemática cidade-capital. Por sua vez, mudanças radicais de poderes impactaram no desenvolvimento dessas cidades, em reformas populares urbanas ou movimentos de protesto e resistência; na ascensão e queda do fascismo e das ditaruras militares; e no vai e vem do Comunismo. Therborn analisa também momentos globais de formação urbana, de nacionalismo histórico, assim como a imagem corrente das cidades globais capitalistas e suas variações de arranha-céus, pontes e ofertas de novidades.
 
Através de lentes global e histórica, e com uma uma gama temática que se estende das mutações da arquitetura moderna ao retorno contemporâneo das revoluções urbanas, as indagações de Therborn recebem  os pressupostos sobre a origem, as manifestações e o alcance do poder urbano, combinando perspectivas sobre política, sociologia, planejamento urbano, arquitetura e iconografia urbana. Argumenta que, no momento em que parecem se separar, existe uma forte ligação entre a cidade e o Estado-Nação e que a globalização atual das cidades é em grande parte impulsionada pelas aspirações globais dos políticos, bem como as de capital nacional e local.
 
Com sua visão geral sistêmica única, de Washington/DC e a Paris revolucionária à incrivel capital de Astana, no Cazaquistão, sua riqueza de observações urbanas de todos os continentes povoados e suas análises afiadas e multifacetadas, força-nos a repensar nosso futuro urbano, bem como nosso presente historicamente moldado.
 
Sobre o conferencista: Professor Emérito de Sociologia da Universidade de Cambridge (Reino Unido); professor afiliado de Sociologia da Universidade Linnaeus (Suécia). Ex-diretor do Swedish Collegium for Advanced Study in the Social Sciences em Upsala; ex-professor de Sociologia da Universidade de Gothenburg (Suécia) e ex-professor de Ciência Política da Universidade Católica de Nijmegen (Holanda). 
Já trabalhou em todos os continentes habitados do mundo. Seus trabalhos tem sido publicados em pelo menos 24 línguas. è um intelectual cívico, com um compromisso de vida pela liberdade universal e a igualdade; um apoiador dos movimentos anti-imperialistas e pela igualdade, bem como um escritor sobre e fundamentado na teoria marxista radical. Desde a sua aposentadoria de Cambridge em 2010, reside com a família em Ljungbyholm, na Suécia.
 
 
Informações gerais
Evento: "Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global", seminário por Göran Therborn 
Quando: dia 23 de novembro de 2017 (quinta-feira), a partir das 10h.
Local: Sala 14, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. 
 
Aberto a todos sem necessidade de inscrição prévia


 
 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/