Pesquisa

Com o objetivo de melhor analisar as desigualdades sociais e contribuir para o seu enfrentamento, o CEM articula teorias, conhecimentos e estratégias de pesquisa de diversas disciplinas, abordando a questão urbana e metropolitana sob diferentes dimensões. Para tal, reúne pesquisadores de diferentes formações, como Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Geografia, Urbanismo, Economia e História.

As análises são alimentadas por dados quantitativos e qualitativos produzidos sob a forma de surveys, entrevistas, pesquisas etnográficas e levantamento de fontes documentais. Também lançamos mão de informações de qualidade de outros centros acadêmicos ou instituições de referência em nosso campo. Por estar na linha de frente do desenvolvimento de novas abordagens conceituais e metodológicas, o CEM atua como centro de referência para documentação e consolidação de informações e análises sobre metrópoles nacionais e estrangeiras.

Aliado a isso, tem com a produção de documentários do CEM Audiovisual um laboratório inovador em que a pesquisa de linguagem busca estabelecer um diálogo original com os estudos realizados no Centro e questões candentes da realidade urbana brasileira atual, oferecendo novos ângulos de percepção e de conhecimento.

Navegue pela seção de pesquisa e conheça os trabalhos que o CEM realizou em suas fases de trabalho, além do que é desenvolvido hoje, em nossa corrente etapa como Instituto Nacional de Estudos da Metrópole.
 

Conheça em detalhes:

 

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/