SIG
TerraView Política Social

TerraView Política Social – Software e Curso de Geoprocessamento

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada para a produção de análises especiais a partir de dados demográficos, econômicos e sociais. A possibilidade de acesso ao software TerraView – Política Social integra uma parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Divisão de Processamento de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-INPE).

O aplicativo faz parte da família do software TerraView, desenvolvido pelo INPE e permite visualizar e explorar dados geográficos. O TerraView Política Social foi customizado em um arranjo institucional que envolveu o INPE, o CEM e a iniciativa privada através uma empresa contratada para desenvolver o produto a partir do software livre. O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas, voltados em especial para a área de políticas sociais (educação, saúde, transferência de renda e habitação).

A parceria objetiva ainda que pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação, entre outros, possam usufruir de condições técnicas para produzir análises e interpretações espaciais a respeito da realidade social de nossas áreas urbanas.

A geração de mapas e gráficos é feita a partir de dados dos setores censitários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ao serem cruzados com informações específicas (indicadores, por exemplo) possibilita a identificação dos pontos a serem averiguados.

Curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social

Como parte desta proposta, o CEM oferece o curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social aos interessados não-especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o programa. Em 2014 o curso foi reformulado tendo em vista a atualização do software. Propicia uma visão geral do sistema e com isso os participantes aprendem a usar as ferramentas básicas, ficando habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos.  

O treinamento presencial se destina a usuários não especialistas ligados principalmente à área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda, habitação e também pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação. Mais de mil pessoas já fizeram a capacitação.

A capacitação aborda os tópicos:

•    Fundamentos de Geoprocessamento;
•    Estrutura do programa: Banco de Dados, Planos de Informação, Vistas e Temas, Importação de Dados Vetoriais, Seleção de Objetos;
•    Ferramentas de Análise Básicas: Consultas Espaciais, Consultas por Atributo, Mapas Temáticos, Gráficos, Exportação para formato “.kml” e visualização no Google Maps;
•    Manipulação de Tabelas de Atributos: Importação e Integração de Dados oriundos de Tabelas de Dados de Origens Diversas, Seleção de Dados em uma Tabela, Manipulação da Área de Grade;
•    Operações Geográficas: Edição Vetorial básica,  Agregações, Soma, Intersecção, Diferença, Atribuição de Dados por Localização, Coleta, Distribuição, Overlay, Estimador por proporcionalidade de área, Criação de Áreas de Influência e Diagrama de Voronoi;
•    Geocodificação de Endereços.

Para realizar o curso TerraView Política Social não são necessários conhecimentos prévios de geoprocessamento, sendo voltado a todos os profissionais e estudantes com conhecimentos básicos de informática e internet.

 

Os participantes recebem:

• Apostila com os exemplos usados no curso;
• CD com o programa TerraView Política Social e as Bases de Dados;
• Certificado de conclusão de curso.

A duração total do curso é de 20 horas

Mais informações sobre o curso:

 

- Próximas datas (2016):

 

 

Horário do curso:

No primeiro e no segundo dia: das 9 às 18 horas

No terceiro dia: das 9 às 13 horas

 

- Local: CEM/Cebrap

R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana (em região próxima ao Metrô Ana Rosa)

 

Valores:

A capacitação Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social é realizada graças ao apoio das instituições e agências de fomento à pesquisa que financiam o Centro de Estudos da Metrópole. Graças a este auxílio o curso é oferecido com os valores a seguir e que visam ao custeio das despesas básicas para a sua efetivação.

- Para o curso de Junho, no caso de pagamentos até o dia 9/6/16 o valor é R$ 500,00. Para pagamentos do dia 10 ao dia 21/6/16, o valor é R$ 600,00. 

 

 

- Inscrições:

Preencha a ficha de inscrição (Clique aqui para acessar o formulário)

- Dados para pagamento:

Efetue depósito na Conta Corrente: 23739-6, Agência: 0646-7 – Banco do Brasil, em nome do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), CNPJ do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (62579164-000172).

- Envie o comprovante de depósito via fax ou e-mail aos cuidados de Daniel W. T. da Silva. Fax. (011) 5574-5928 ou e-mail para danielt@cebrap.org.br (*)

(*) Em caso de cancelamento do curso o aluno será reembolsado integralmente ou transferido, a seu critério, para o próximo curso programado. Porém, em caso de desistência do curso por parte do aluno, o reembolso será de 50% do valor depositado.