Mapoteca

A Mapoteca CEM é uma iniciativa que disponibiliza a uma ampla gama de usuários o acesso a mapas do Brasil, com detalhes territoriais e demográficos, de toda a extensão do país, passando pelas divisões em grandes áreas e estados, até o nível das metrópoles. A Mapoteca traz 281 mapas - ou, em uma nomeação mais exata, imagens cartográficas ou cartogramas - do Brasil e de suas 36 Regiões Metropolitanas. A ideia da iniciativa, no entanto, é crescer e incorporar outras divisões de informação, como Indicadores Ambientais ou Acesso a Serviços Públicos.

Os principais dados que compuseram a construção da Mapoteca CEM são as informações recentes sobre a população recenseada em 2007 na Contagem Populacional feita pelo IBGE. O conjunto do projeto do CEM é um panorama com a localização dessas Regiões Metropolitanas (RMs), além de um detalhamento de seus dados demográficos de 2000 a 2007. O principal aspecto da Mapoteca é o fato de ela disponibilizar, junto com os mapas, as informações ali contidas em formato de planilhas para usuários que queiram usar as informações originais. A Mapoteca CEM está dividida em duas formas de consulta. Em primeiro, estão detalhadas as divisões territoriais do país, desde o conhecido mapa de toda a sua extensão e fronteiras, até o detalhamento de suas 36 RMs.

Um segundo conjunto de dados é a seção Demografia do Brasil, com a distribuição da população nas grandes divisões territoriais, nos Estados e, novamente, no olhar detalhado sobre as metrópoles brasileiras, que hoje totalizam 45% da população brasileira. Nesse sentido, o CEM disponibiliza mapas com dados importantes que possibilitam, por exemplo, a análise sobre o crescimento demográfico em tempos recentes.

Acompanham os mapas uma planilha com dados básicos, como geocódigo IBGE, área, população, etc, e um dicionário com notas metodológicas. Destaca-se a inclusão dos resultados da Contagem 2007 e da Estimativa 2007 (IBGE), além da taxa de crescimento da população entre 2000 e 2007.

Equipe MAPOTECA:

Francisco Toledo (Webdesigner)

José Donizete Cazzolato (Geógrafo)

Julio Cesar da Costa (Analista de Sistemas e Banco de Dados)

Daniel Waldvogel Thomé da Silva(Coordenador da Área de Transferência)