CEM Audiovisual - Coordenação: Henri Arraes Gervaiseau

O CEM Audiovisual reúne profissionais (professores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como técnicos) interessados em explorar as fronteiras entre a produção audiovisual e a investigação em Ciências Sociais. Criado em 2003, vem produzindo, desde então, documentários cinematográficos e vídeográficos, privilegiando temas relacionados à metrópole, tanto a partir de pesquisas da casa, quanto de pesquisas em ciências sociais vinculadas a questões candentes da realidade urbana brasileira atual. Entre 2003 e 2005, foram realizados um longa metragem e três médias metragens.

 

 

Entretempos, dirigido por Henri Arraes Gervaiseau, professor da ECA-USP, e produzido pelo CEM. O documentário busca recompor, de modo poético, a trajetória coletiva dos integrantes da Associação do Mutirão Paulo Freire, que no curso de aproximadamente dez anos construíram, em regime de mutirão autogerido, em parceria com uma organização não governamental, um conjunto habitacional para cem famílias em Cidade Tiradentes, no extremo leste do município de São Paulo.

 

Em Trânsito, dirigido por Henri Arraes Gervaiseau, professor da ECA-USP e também coordenador do núcleo audiovisual do CEM, mostra como o dia a dia no trânsito e no transporte coletivo de moradores da Grande São Paulo se articula com outras dimensões de suas vidas.

 

Dirigido por Henri Gervaiseau e Cláudia Mesquita, Moro Na Tiradentes explora diferentes formas de aproximação da experiência de morar em um dos maiores conjuntos habitacionais brasileiros, situado no extremo leste do município de São Paulo, no bairro chamado Cidade Tiradentes Um mergulho no bairro paulistano de Cidade Tiradentes, para além de estigmas de desamparo e violência.

 

A Moda do Centro, dirigido por Martha Nehring. Média-metragem que apresenta os circuitos étnicos em torno da indústria têxtil do bairro do Bom Retiro (SP).

 

Imagem

5 mulheres de Paraisopolis, dirigido por Claudia Mesquita. O documentário parte de uma perspectiva feminina para falar sobre a vida na favela de Paraisópolis (SP).

 

Cada produção traz uma equipe de realização específica que tem variado conforme o teor da pesquisa em pauta no filme.

Para baixar traillers dos documentários, clique nos links. Os vídeos estão no formato.wmv e são melhor visualizados no software Windows Media Player. Clique aqui para fazer o download do software.