Mapas Eleitorais

A distribuição geográfica dos votos é informação fundamental para se compreender a dinâmica eleitoral na cidade de São Paulo. Por meio dela é possível saber onde estão as bases eleitorais de cada partido, ou seja, os locais onde os candidatos obtêm seu melhor desempenho. Também é possível saber em que local os candidatos obtêm seu pior desempenho. Embora os resultados da votação para cada urna da cidade sejam uma informação pública fornecida pelo TRE, raramente a sua divulgação é feita de forma sistemática e de acesso simples, o que torna estes resultados praticamente desconhecidos da maioria da população.

Para reverter esse quadro, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) vem utilizando os dados do TRE para elaborar os “Mapas da Distribuição do Voto nas Eleições Municipais na Cidade de São Paulo”. Já são três as edições disponíveis: 2000, 2004 e 2008.

Os mapas se referem aos candidatos a prefeito com mais de 2% dos votos válidos, vereadores eleitos, votos brancos e nulos e votos de legenda. Mostram a distribuição do voto para todos os locais de votação, ou seja, para todas as urnas situadas em um mesmo endereço.

Informamos também que, ocasionalmente, um local de votação pode não aparecer situado com exatidão no mapa. Isto acontece porque a localização foi baseada no endereço e no CEP declarados no cadastro do TRE-SP, que pode conter erros. Além disso, muitos logradouros mudaram de nome ou não existiam em nossa base de dados. Em alguns casos, os locais foram endereçados apenas com base no CEP, o que também impede uma localização precisa dos locais. De modo geral, os mapas apresentam boa precisão em escalas maiores, mas podem conter erros de localização em escalas muito reduzidas.

Para abrir os mapas, clique em um dos links abaixo:

Mapa do Voto em São Paulo – Eleições municipais 2000

Mapa do Voto em São Paulo – Eleições municipais 2004

Mapa do Voto em São Paulo – Eleições municipais 2008

Veja também o Relatório de Pesquisa do projeto Representação Política e Distribuição dos Votos na Região Metropolitana de São Paulo.