home about us services projects solutions

Acesse Cadernos

 

Acesse Textos

 
 


25.06.09 -
Os Anais consiste numa iniciativa de divulgação dos conteúdos discutidos nos Encontros Nacionais de Estudos Rurais e Urbanos dos anos de 2005, 2006 e 2007. Para publicação contou-se com o apoio da Diretoria do CERU, da FFLCH, da FAPESP e da EditoraHumanitas.

   DISCUTINDO IDENTIDADES (2005): a identidade se faz objeto de análise de diversos pesquisadores sob várias perspectivas e abordagens.

   PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES (2006): Analisar a sociedade suscitada por meio de suas representações é entendê-la como realidade de múltiplos sentidos. As práticas sociais têm uma lógica própria , não podendo ser reduzidas a representações, dar significado ao mundo. As práticas visam reconhecer uma identidade social, significam um estatuto, uma posição.


QUESTÕES AMBIENTAIS E SOCIABILIDADES (2007)
: a violência humana no mundo contemporâneo diante de problemas relativos a recursos naturais, política do consumo de água, sistema de trocas, comemorações, festejos, partilha de alimentos, conflitos e comunidades pesqueiras e experiências operárias foi o norte. A mesa redonda Festas, Ritos e Celebrações deu origem a um instigante debate sobre os significados e resignifcados da festa e a memória da qual se alimentam as narrativas.
 

veja os arquivos

2009 Centro de Estudos Rurais e Urbanos - CERU
criado por Gustavo T. Taniguti
Home | Arquivos | Comissão | Conselho | Contato