Linhas de pesquisa
Quem somos
 
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) foi fundado em 2006 visando a promover o crescimento e desenvolvimento do estudo da Idade Média portuguesa no Brasil. Para tanto, congregamos professores e pesquisadores de pós-graduação e graduação que se dedicam ao estudo do estudo do poder real, da monarquia e das relações de solidariedade em Portugal medieval.

O GEMPO está sediado na Universidade de São Paulo junto à Cátedra Jaime Cortesão. Em âmbito nacional, trabalha em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. No exterior, com a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Lisboa, a Université de Poitiers e a Universidad de Burgos.

Desde sua fundação, o GEMPO promove reuniões bimestrais com o objetivo de debater o avanço das pesquisas de cada um de seus membros, buscando assim a integração dos participantes e constante troca intelectual e produção acadêmica. Para ampliar e enriquecer este debate são também organizados ciclos de conferências proferidas por Professores Doutores especialistas nas áreas de interesse do grupo; palestras com medievalistas estrangeiros, cursos e workshops.