Pagina inicial
Linhas de pesquisa
Quem somos
Contatos
Eventos
Producao
Links
 
 
24-26 novembro de 2015
 

Minicurso A mulher e o casamento no Portugal tardomedieval
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) convida para o minicurso "A mulher e o casamento no Portugal tardomedieval” a ser realizado nos dias 24 e 26 de novembro às 14h30 no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sala 227.
Clique aqui para maiores informações

 
25-27 maio de 2015
 

Minicurso Com a palavra, Christine de Pizán
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) convida para o minicurso "Com a palavra, Christine de Pizán: reflexões sobre a escrita literária e a educação feminina” a ser realizado nos dias 25 e 27 de maio às 14h30 no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dia 25, sala 227 e dia 27, sala 229A
Clique aqui para maiores informações

 
19 dezembro de 2014
 

Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Raquel Hoffmann intitulada As Lusíadas. Luís de Camões e a representação da instrumentalização feminina na corte medieval portuguesa: comparando os casos de Maria de Portugal e Inês de Castro no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro às 10h30, sala Celso Lemos.

 
2-4 dezembro de 2014
 

Minicurso As Cidades Medievais Portuguesas
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) convida para o minicurso As cidades medievais portuguesas. Apontamentos metodológicos e estudos de caso em perspectiva comparada que ocorrerá no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sala 227.
Clique aqui para maiores informações

 
26-27 novembro de 2014
 

III Congresso Internacional. Visões de Portugal Medieval
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) convida para o III Congresso Internacional. Visões de Portugal Medieval que ocorrerá no Real Gabinete Português de Leitura.
Clique aqui para maiores informações
Programação

 
24 novembro de 2014
 
Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e a Cátedra Jaime Cortesão convidam para a conferência da Professora Doutora Covadonga Valdaliso (CHSC - Universidade de Coimbra / CH - Universidade de Lisboa), intitulada "Espaços de poder em Portugal na Baixa Idade Média", a ser realizada no dia 24 de novembro às 14h30 na Cátedra Jaime Cortesão.
Clique aqui para maiores informações
 
17 junho de 2013
 
Defesa
Defesa da Tese de doutoramento de Sooraya Karoan Lino de Medeiros intitulada "Norma e prática. Os papéis das mulheres no reinado de D. João II (1481-1495)" na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Prédio da Administração, 14h.
 
10 maio de 2013
 
Ciclo de Conferências Internacional Práticas da História - A Ibéria
Participação como conferencista convidado do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira no Ciclo de Conferências Práticas da História - "A Ibéria" na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
29 abril 2013
 
Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Bruno Marconi intitulada "A burguesia concelhia da Lisboa de D. Dinis - um estudo comparativo das suas relações com o poder monárquico (1279-1325)" no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 14h.
 
8 março 2013
 
Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Rafael Scabin intitulada "A correspondência jesuítica e a vivência religiosa dos colonos do planalto paulista (1549-1588)" na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HUmanas da Universidade de São Paulo, 14h.
 
18, 20, 25 e 27 setembro de 2012
 
Curso
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e o Programa de Pós-graduação em História Social da USP convidam para o curso "Comunicação política e Instituição monárquica na Baixa Idade Média, que será ministrado pela Profa. Dra. Covadonga Valdaliso Casanova (Universidad de Burgos) no Programa de Programa de Pós-graduação em História Social da USP. O curso será realizado no Departamento de História nos dias 18,20,25,27, das 09:00 às 13:00.

PROGRAMA
1 - A comunicação política: definição de conceitos

2 - A comunicação verbal
Oral: discursos, pregões, arengas
Escrita: cartas, privilégios

3 - A comunicação não verbal:
Manifestações pontuais da monarquia:
Viagens, estadias, itinerários
Reuniões de Cortes
Cerimónias públicas, entradas em cidades
Manifestações semi-permanentes da monarquia:
Funcionários
Enviados
Instituições
Manifestações permanentes/estáticas da monarquia:
Edifícios
Monumentos
Terras

4 - A comunicação política como factor para o estudo da configuração do território do reino português: lugares de poder, leitura política do espaço
 
15 junho de 2012
 
Qualificação
Exame de qualificação de Sooraya Karoan Lino de Medeiros intitulado "Os papéis das mulheres e a Chancelaria de D. João II” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ás 17h.
 
12-14 janeiro de 2012
 

Encontro Internacional Portugal Medieval visto do Brasil. Diálogos entre medievalistas lusófonos.

Cartaz do encontro
Programação provisória

 
29-30 agosto de 2011
 
I Encontro Internacional de História Medieval. Instituições e Sociedade em Portugal.
O Programa de Pós-Graduação em História (UFJF) e o Grupo de Estudos Medievais Portugueses convidam para o I Encontro Internacional de História Medieval. Instituições e Sociedade em Portugal que ocorrerá no Anfiteatro do ICH da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Clique aqui para maiores informações.
 
24-26 agosto de 2011
 
Encontro Internacional Franco-Luso-Brasileiro. Instituições e Sociedade na Idade Média
O Programa de Pós-Graduação em História Comparada (UFRJ) e o Grupo de Estudos Medievais Portugueses convidam para o Encontro Internacional Franco-Luso-Brasileiro. Instituições e Sociedade na Idade Média que ocorrerá no Real Gabinete Português de Leitura localizado à Rua Luís de Camões n.30, Centro - Rio de Janeiro/RJ;.
Clique aqui para maiores informações.
 
15-17 agosto de 2011
 
Encontro Internacional Franco-Brasileiro. Aristocracia e Igreja na Idade Média
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses, o Centre d'Études Supérieures de Civilisation Médiévale e o Laboratório de Estudos Medievais convidam para o Encontro Internacional Franco-Brasileiro. Aristocracia e Igreja na Idade Média que ocorrerá na Universidade de São Paulo, no Prédio das Ciências Sociais.
Clique aqui para maiores informações.
 
16-27 maio de 2011
 
Ciclo de conferências Práticas da História
Participação como conferencista convidado do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira no Ciclo de conferências Práticas da História no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
29 março de 2011
 
Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Ana Carolina Delgado Vieira "Como he doçe cousa reinar": A construção de uma dinastia sob a ótica de Fernão Lopes na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Prédio da Administração, sala 116, 09h.
 
22 março de 2011
 
Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Bruno Soares Miranda intitulada "Peregrinações portuguesas a Nuestra Señora de Guadalupe" na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Prédio da Administração, sala 122, 14h..
 
26 e 27 agosto de 2010
 
Mini curso
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e o Programa de Pós-graduação em História Comparada convidam para o mini curso da Professora Doutora Maria Alegria Fernandes Marques (Universidade de Coimbra), intitulado "Da concessão de forais ao controlo dos concelhos. Uma estratégia de centralização do poder. Portugal, séculos XII-XVI", a ser realizado nos dias 26 e 27 de agosto às 14h no Instituo de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na sala 315 (Celso Lemos).
As inscrições poderão ser realizadas na sala 311 das 11h às 18h ou no primeiro dia do evento quando será entregue o material do curso.
 
 
26 agosto de 2010
 
Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e a Cátedra Jaime Cortesão convidam para a conferência da Professora Doutora Julieta Maria Aires de Almeida Araújo e Esteves (Universidade de Lisboa), intitulada "As relações entre Portugal e Castela na Idade Média: a intriga como arma política", a ser realizada no dia 26 de agosto às 20h no prédio da Pós-Graduação da FFLCH/USP, sala Reinaldo Xavier C. Pessoa.
 
 
23 agosto de 2010
 
Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e o Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro convidam para a conferência da Professora Doutora Julieta Maria Aires de Almeida Araújo e Esteves (Universidade de Lisboa), intitulada "A intriga como arma política na Idade Média peninsular", a ser realizada no dia 23 de agosto às 14h no Instituo de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sala 311 .
 
 
20 agosto de 2010
 
Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e a Cátedra Jaime Cortesão convidam para a conferência da Professora Doutora Julieta Maria Aires de Almeida Araújo e Esteves (Universidade de Lisboa), intitulada "As relações entre Portugal e Castela na Idade Média: a intriga como arma política", a ser realizada no dia 20 de agosto às 14h no prédio da Pós-Graduação da FFLCH/USP, sala 12.
 
 
18 agosto de 2010
 
Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e a Cátedra Jaime Cortesão convidam para a conferência da Professora Doutora Maria Alegria Fernandes Marques (Universidade de Coimbra), intitulada "Da concessão de forais ao controlo dos concelhos. Uma estratégia de centralização do poder. Portugal, séculos XII-XVI", a ser realizada no dia 18 de agosto às 14h na Cátedra Jaime Cortesão, Universidade de São Paulo.
 
 
02 e 03 julho de 2010
 
Encontro franco-luso-brasileiro La Péninsule ibérique médiévale vue du dehors (Europe et Nouveau Monde), bilan historiographique
Participação como conferencista convidado do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira 'no Encontro franco-luso-brasileiro La Péninsule Ibérique Médiévale vue du dehors (Europe et Nouveau Monde), bilan historiographique que ocorrerá em Poitiers, no Centre d'Etudes Supérieures de Civilisation Médiévale.
 
 
14 maio de 2010
 
Ciclo de Conferências Práticas da História
Participação como conferencista convidado do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira no Ciclo de Conferências Práticas da História que ocorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
09 março de 2010
 
Palestra
O Programa de Pós-graduação em História Comparada convida para a palestra do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira (GEMPO/USP), intitulada "Pedro I: um rei entre a Igreja e a religiosidade", a ser realizada no dia 09 de março às 10h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sala Celso Lemos (310).
 
09 dezembro de 2009
 
Qualificação
Exame de qualificação de Bruno Soares Miranda intitulado "A peregrinação portuguesa a Nuestra Señora de Guadalupe. Século XV.” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ás 10h.
 
04 dezembro de 2009
 
Qualificação
Exame de qualificação de Ana Carolina Delgado Vieira intitulado "Como he doçe cousa reinar: a construção de uma dinastia sob a ótica de Fernão Lopes” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ás 09h.
 
Defesa
Defesa da Tese de doutoramento de Denise da Silva Meneses do Nascimento intitulada "O poder negociado. Os crimes contra a pessoa e sua honra no reinado de D. João II" na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Prédio da Administração, sala 124, 14h.
 
03 setembro de 2009
 
Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e o Laboratório de Estudos Medievais (LEME) convidam para a conferência do Professor Doutor Stéphane Boissellier (Université de Poitiers), intitulada "O território português antes de Portugal: raízes ou precedentes?", a ser realizada no dia 03 de setembro às 19h30, no Departamento de História da Universidade de São Paulo, sala Joaquim Barradas.
 
03 e 04 setembro de 2009
 
Curso
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e o Laboratório de Estudos Medievais (LEME) convidam para o curso do Professor Doutor Denis Menjot (Université Lyon II) intitulado "O nascimento das sociedades políticas urbanas na Idade Média: emancipação política e práticas de governo", a ser realizado nos dias 03 e 04 de setembro às 09h30, no Departamento de História da Universidade de São Paulo, sala Joaquim Barradas. O curso contará com o Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira como debatedor.
 
28 agosto de 2009
 
Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Rodrigo da Silva Salgado intitulada "Entre a coroa e a espada: Um estudo comparativo da figura guerreira de Afonso Henriques" no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sala 320-F, 14h.
 
26-28 maio de 2009
 
Colóquio Poder Espiritual / Poder Temporal
Participação do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira no Colóquio Poder Espiritual / Poder Temporal. As relações Igreja-Estado no tempo da monarquia (1179-1909) que ocorrerá na Academia Portuguesa de História, Lisboa.
Clique aqui para maiores informações.
 
21 maio de 2009
 
Colóquio Luso-Brasileiro
Participação como conferencista convidado do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira no Colóquio Luso-Brasileiro: Relações entre o Estado e a Igreja que ocorrerá na Universidade de Coimbra.
Clique aqui para maiores informações.
 
31 março de 2009
 

Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Candice Quinelato Baptista Cerchiari intitulada "Fea, velha, sandia" - imagens da mulher nas cantigas de escárnio e mal dizer galego-portuguesas na Universidade de São Paulo. Prédio da Administração - Sala de Concursos, 09h30.

Conferência
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e o Laboratório de Estudos Medievais (LEME) convidam para a conferência do Prof. Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP), intitulada "A 'regio religio' em questão.Poder real, narrativas, e ideologia monárquica: o caso de Luís XI. 1461-1483", a ser realizada no dia 31 de março às 14h, na Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo.
Clique aqui para maiores informações.

 
24-27 novembro de 2008
 
III Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval
O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) e a Cátedra Jaime Cortesão convidam para o III Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval: Monarquia e Sociedade no Portugal Medieval que ocorrerá na Universidade de São Paulo.
Clique aqui para maiores informações.
 
01-07 novembro de 2007
 
II Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval
Participação como conferencista convidado do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira no II Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval: Raízes Medievais do Brasil Moderno que ocorrerá na Universidade de Coimbra e na Universidade de Lisboa.
 
06 novembro de 2007
 
Diplomação
Diplomação do Professor Doutor Carlos Roberto Figueiredo Nogueira pela Academia Portuguesa de História.
 
23 outubro de 2007
 

Defesa
Defesa da Dissertação de Mestrado de Sooraya Karoan Lino de Medeiros intitulada Lamurientas, faladeiras e mentirosas? Um estudo sobre a condição social feminina no Quatrocentos português na Universidade de São Paulo. Prédio da Administração - Sala de Concursos, 14h.

Conferências
Mesa redonda com os Professores Doutores Gracilda Alves (UFRJ) e Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin (USP).
Sala de Conferências da Cátedra Jaime Cortesão - USP às 09h30.

 
08 maio de 2007
 
Conferências
Mesa redonda com os Professores Doutores Carlos Roberto Fiqueiredo Nogueira (USP) e Vania Leite Froes (UFF).
Sala Celso Lemos - IFCS/UFRJ às 15h.
Clique aqui para maiores informações.
 
Voltar