História Medieval Portuguesa

Congrega pesquisadores medievalistas do Brasil e de Portugal, com ênfase no estudo do período medieval português.

 

Dimensões do Império português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial" (FAPESP)

O projeto temático Dimensões do Império português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, coordenado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza, desenvolveu um conjunto variado de atividades de pesquisa no âmbito da problemática do Império português, com destaque para a região Atlântica, desde seus primórdios, com a circunavegação da África no século XV, até o primeiro quartel do século XIX, com o estabelecimento do Império Luso-brasileiro no Rio de Janeiro. Sua ênfase dominante incidiu sobre o período que se convencionou chamar de Época Moderna (séculos XVI-XVIII). Desde fevereiro de 2005, contamos com a apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), que dotou o projeto de um importante financiamento.

O projeto contempla quatro vertentes, organizadas em núcleos: 1) Estruturas políticas nos quadros do Antigo Sistema Colonial; 2) Dinâmicas Econômicas e Sociais no Império português do Atlântico; 3) Cultura e sociedade no âmbito do Império português; e 4) Religião e evangelização. Apesar de cada núcleo abrigar de maneira privilegiada os projetos individuais articulados ao Projeto, a dinâmica proposta para o nosso trabalho contempla a participação plena dos pesquisadores.

Dentre suas atividades, destacam-se  publicação de resultados na forma de livros e artigos; seminários de pesquisa em âmbito restrito e abrangente; colóquios e congressos; missões de estudo e de pesquisa de campo (notadamente em arquivos e bibliotecas do país e do exterior); intercâmbios e parcerias; e a constituição de um centro de documentação sobre o Atlântico e de um laboratório de cartografia histórica.

 

Projeto “Movimentação de pessoas, idéias, instituições e riquezas no mundo de língua portuguesa: história e historiografia (séculos XIX-XX)”

Essa linha de  pesquisa, objetiva o estudo dos movimentos e trocas no mundo de língua portuguesa, enfocando o período contemporâneo. O grupo é formado por professores de diversas universidades do Brasil.