“A antropologia é um procedimento de certa forma terrorista. Antropólogos muitas vezes redigem suas pesquisas sem sequer relê-las às pessoas com quem havia falado. O cinema é o veículo que permite realizar a etnografia, esta antropologia partilhada... É esse o milagre do cinema, partilhar com muitos as mesmas emoções”. As palavras de Jean Rouch, o antropólogo-cineasta que vislumbrou o cinema como meio de compartilhar a antropologia, inspiram nossa prática de pesquisa e realização audiovisual e a construção deste espaço.
Antropologia compartilhada, o blog, é uma realização coletiva – iniciada por um grupo de pesquisadores que têm como interlocutores os realizadores de cinema e arte das quebradas. Uma ocupação na rede, construída a partir de relações que temos tecido nos últimos anos, com gente que pensa o cinema como meio de transformação, intervenção, provocação.

Ciclo de cinema sobre São Paulo, no CCSP

Filed Under (Eventos e Mostras) by admin on 20-01-2009

Entre os dias 20 e 25 de janeiro, o Centro Cultural São Paulo terá em sua programação de cinema o ciclo “Paulistas por Adoção”, que se integra como parte das comemorações do aniversário da cidade. A mostra é composta por filmes de diretores nascidos em outros estados, mas que atuam na cidade de São Paulo.

A fração designada ao vídeo popular se resume ao longa”Jardim Ângela”, produzido por jovens durante oficinas de vídeo realizadas pela Associação Cultural Kinoforum, no bairro que dá nome ao filme.

As exibições acontecem na Sala Lima Barreto e os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.

Jardim Ângela
(2007, cor, 71min - suporte 35mm)
direção: Evaldo Mocarzel (Niterói/RJ)

Dia: 21/01 - Quarta

18h

Dia: 25/01 - Domingo

16h