“A antropologia é um procedimento de certa forma terrorista. Antropólogos muitas vezes redigem suas pesquisas sem sequer relê-las às pessoas com quem havia falado. O cinema é o veículo que permite realizar a etnografia, esta antropologia partilhada... É esse o milagre do cinema, partilhar com muitos as mesmas emoções”. As palavras de Jean Rouch, o antropólogo-cineasta que vislumbrou o cinema como meio de compartilhar a antropologia, inspiram nossa prática de pesquisa e realização audiovisual e a construção deste espaço.
Antropologia compartilhada, o blog, é uma realização coletiva – iniciada por um grupo de pesquisadores que têm como interlocutores os realizadores de cinema e arte das quebradas. Uma ocupação na rede, construída a partir de relações que temos tecido nos últimos anos, com gente que pensa o cinema como meio de transformação, intervenção, provocação.

Exibição de Videolência

Filed Under (Eventos e Mostras) by admin on 28-02-2009

O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) exibe no dia 05/03, às 13h00, o filme Videolência, do Núcleo de Comunicação Alternativa, coletivo de jovens moradores na perieria da Zona Sul de São Paulo, que atua nas variadas áreas de produção de mídia.

O DOC-FIC “Videolência” faz uma reflexão sobre a recente manifestação audiovisual que a periferia propõe, discutindo os velhos padrões televisivos, política e sociedade. O grupo aborda de dentro do movimento de vídeo popular suas próprias deficiências e aponta os valores desta nova produção.

Após a exibição, haverá uma conversa com os membros do grupo.

Videolência

60 min, São Paulo - Brasil 2009

Realização:

NCA

Fernando Solidade Soares

Paulo Pucci

Diego FF. Soares

Daniel FagundeS.

05/03

LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP

Rua do Anfiteatro, 181 – Colméias, favo 10

13:00