“A antropologia é um procedimento de certa forma terrorista. Antropólogos muitas vezes redigem suas pesquisas sem sequer relê-las às pessoas com quem havia falado. O cinema é o veículo que permite realizar a etnografia, esta antropologia partilhada... É esse o milagre do cinema, partilhar com muitos as mesmas emoções”. As palavras de Jean Rouch, o antropólogo-cineasta que vislumbrou o cinema como meio de compartilhar a antropologia, inspiram nossa prática de pesquisa e realização audiovisual e a construção deste espaço.
Antropologia compartilhada, o blog, é uma realização coletiva – iniciada por um grupo de pesquisadores que têm como interlocutores os realizadores de cinema e arte das quebradas. Uma ocupação na rede, construída a partir de relações que temos tecido nos últimos anos, com gente que pensa o cinema como meio de transformação, intervenção, provocação.

Cidade Tiradentes De Menina a Mulher, de Cláudia Canto

Filed Under (Publicações) by admin on 17-03-2010

cccccccUm dos grandes bolsões de São Paulo, onde cerca de 60% da população é de origem negra. O maior complexo habitacional da América Latina, com cerca de 40 mil unidades habitacionais.

Quando foi inaugurada, não se previa que a área pudesse se tornar…

Paro por aqui!

Não quero começar assim como um relato geográfico de uma estatística fria, como se fosse apenas números, como se não tivéssemos vida, dor amor saúde e flagelos.

E o que de concreto isso significa?

Significa essencialmente, que antes da Cidade Tiradentes surgir na minha vida, o cenário era sombrio.

Ela nos tirou de um recôndito de tristeza e desatino.

Meu antigo lar eram apenas dois compartimentos pequenos e mal iluminados, e com isto a cor predominante era a penumbra. Era ali naquele ambiente que cohabitarmos com ratos e baratas, que se escondiam nos buracos do assoalho de madeira, que tentávamos fechar com jornais velhos, mas nossas artimanhas não adiantavam, porque a noite bem de noitinha, eles saiam sempre para nos visitar.

Trechos do livro Cidade Tiradentes de Menina a Mulher

De Cláudia Canto

Breve lançamentos: Galeria Olido, CEUs Inácio Monteiro, Cidade
Tiradentes, Assembleia Legislativa, e outros a confirmar