“A antropologia é um procedimento de certa forma terrorista. Antropólogos muitas vezes redigem suas pesquisas sem sequer relê-las às pessoas com quem havia falado. O cinema é o veículo que permite realizar a etnografia, esta antropologia partilhada... É esse o milagre do cinema, partilhar com muitos as mesmas emoções”. As palavras de Jean Rouch, o antropólogo-cineasta que vislumbrou o cinema como meio de compartilhar a antropologia, inspiram nossa prática de pesquisa e realização audiovisual e a construção deste espaço.
Antropologia compartilhada, o blog, é uma realização coletiva – iniciada por um grupo de pesquisadores que têm como interlocutores os realizadores de cinema e arte das quebradas. Uma ocupação na rede, construída a partir de relações que temos tecido nos últimos anos, com gente que pensa o cinema como meio de transformação, intervenção, provocação.

16ª semana de Arte e Cultura

Filed Under (Eventos e Mostras) by admin on 09-09-2011

Mostra de filmes antropológicos

26 a 30 de setembro de 2011

Laboratório de Imagem e Som em Antropologia / USP – São Paulo

 

Reunião dos mais recentes trabalhos em vídeo dirigidos por pesquisadores do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI), criado em 1995 e coordenado pela Profa. Sylvia Caiuby Novaes.  O GRAVI funciona no LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - , um centro de formação e produção em antropologia visual ligado ao Departamento de Antropologia da USP.

 

Mais informações: http://www.usp.br/prc/eventos/semana/index.php

 

Programação

 

2ª feira

Acontecências de Alice Villela Pinto e Hidalgo Romero, 23 min., 2009.

Mbaraká a palavra que age de Edgar T. da Cunha, 28 min., 2010.

Catarina Alves Costa (Série Trajetórias), 29 min., 2007.

 

3ª feira

Em (si) mesma de Andréa Barbosa, 24 min., 2006.

Lá do Leste de Rose Satiko Hikiji e Carolina Caffé, 28 min., 2010.

Caminhos da Memória: Miriam Moreira Leite (Série Trajetórias) de Ana Lucia Ferraz, Andrea Barbosa e Francirosy Ferreira, 33 min., 2007.

 

4ª feira

Cinema de Quebrada de Rose Satiko Hikiji, 47 min., 2008.

Jean Rouch, subvertendo fronteiras (Série Trajetórias) de Ana Lucia Ferraz, Edgar T.Cunha, Paula Morgado e Renato Sztutman, 41 min.,2000.

 

5ª feira

Pelas Marginais de Paula Morgado e João Claudio de Sena, 52 min.,2008.

 

6ª feira

Amores de circo de Ana Lucia Ferraz, 40 min., 2009.

Conversas com MacDougall (Série Trajetórias) de Lilian Sagio Cezar e Caio Pompéia, 28 min., 2007.

Leave a Reply