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Histórico

“O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a nossa universidade" (Manual de Orientações Básicas)

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET – Programa de Educação Tutorial – é um Programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Estes alunos - petianos - participam do Programa e se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos, através da aliança entre ensino, pesquisa e extensão. São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas. Até o ano de 1999, o Programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior - DEPEM. Desde então, os grupos vem sendo organizados pelas universidades às quais estão vinculados, levando em conta o projeto do PET, e sendo financiado pelo Ministério da Educação. O PET-Filosofia foi implementado em 1996 sob tutoria do Prof. Dr. Caetano Plastino e, desde então, desenvolve importantes projetos no Departamento de Filosofia da USP, como o Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP - primeiro do Brasil do gênero - atualmente em sua 13a edição.

Mais informações sobre o PET:

- Textos

- Portaria nº 3.385 de 29 de setembro de 2005.

- Site do MEC

- Site do PET na Pro-Reitoria de Graduação da USP