Revista Humanidades em Diálogo

A revista Humanidades em Diálogo constitui-se da união dos esforços de cinco grupos PET, todos da área de Humanidades e ligados à Universidade de São Paulo – USP (Campus Capital). Temos, desse modo, os seguintes grupos participantes de sua Comissão Editorial (em ordem alfabética): PET Administração, PET Filosofia, PET História, PET Sociologia e PET Sociologia Jurídica.

Definimos quatro eixos como sendo os mais condizentes com o grupo inicial:

1) Apresentar trabalhos de graduação desenvolvidos na área de Humanidades, com relativa ênfase aos domínios referentes aos cinco grupos: ou seja, produções voltadas para a Filosofia, Direito, Administração, Ciências Sociais e História. Cabe ressaltar, porém, que a presente publicação manter-se-á aberta tanto a produções relativas a outros campos das Humanidades quanto a colaboradores não pertencentes ao PET.

2) A Revista Humanidades em Diálogo, por compreender que o fundamento da instituição universitária moderna reside na indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão, estimulará produções voltadas ao tema.

3) Apresentar um ou um conjunto de temas em formato dossiê a cada número. O Espaço Dossiê privilegiará temas de grande interesse – quer históricos ou contemporâneo – numa abordagem inter ou transdisciplinar. O primeiro sentido do Espaço Dossiê é o de fornecer maior concatenamento a cada número. Como segundo, estimular abordagens menos específicas e mais críticas e abrangentes, num momento que o ensino universitário aparenta aprofundar cada vez mais sua tecnicização.

4) A Revista Humanidades em Diálogo não poderia se furtar do debate que possibilitou sua própria criação: o ensino tutorial na graduação bem como próprio Programa de Educação Tutorial (PET). Pensamos ser a presente publicação o meio ideal para refletirmos sobre tal matéria bem como sobre outros debates relacionados ao tema do ensino. Mais informações no blog da revista ou na página no facebook.

LANÇAMENTO!

A Humanidades em Diálogo lançou em dezembro de 2014  seu sexto volume! A atual publicação conta com o dossiê Crítica Literária, entrevista realizada com a professora Vera Telles, livre-docente do Departamento de Ciências Sociais da USP, além das seções: Academia e Textos Literários e Fotografia.

Para mais informações e publicações anteriores, acesse o blog da revista (link acima).