4º WORKSHOP SOBRE LINGUÍSTICA MISSIONÁRIA

O CEDOCH participa, de 23 a 27 de maio de 2011, do 4º Workshop sobre Linguística Missionária, promovido pelos Programas de Pós-Graduação de Linguística e Letras Neolatinas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pelo GT de Historiografia da Linguística Brasileira, da ANPOLL, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (campus Ilha do Fundão). O evento tem por objetivo oferecer, aos pesquisadores ligados à Historiografia Linguística, oportunidade de discutir pesquisas em andamento na área.
O encontro promoverá, ainda, mini-curso de 15 horas ministrado pelo professor Otto Zwartjes (Universidade de Amsterdam): Revitalising older linguistic documentation in Portuguese.
Para maiores informações e para ter acesso à programação completa do Workshop, clique aqui.

CEDOCH NA ABRALIN 2011

De 9 a 12 de fevereiro de 2011, será realizado o VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Pesquisadores do CEDOCH estarão presentes no evento, que conta com uma mesa de discussão, sobre temas em Historiografia Linguística, coordenada pelo professor José Borges Neto (UFPR), da qual participará, também, a professora Cristina Altman (CEDOCH/DL-USP), com a comunicação ‘A descrição das línguas exóticas e a historiografia linguística’.
Outras duas apresentações de trabalho estão previstas para os alunos de pós-graduação do grupo, Adan Cunha e Roberta Ragi: ‘Revisitando a hipótese do relativismo linguístico em Edward Sapir (1884-1939)’ e ‘O caso do nome em quéchua (séculos XVI-XIX)’, respectivamente.
Para outras informações e para acessar a programação completa do evento:

INSCRIÇÕES – ALFAL 2011
PROJETO HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

De 6 a 9 de junho de 2011, será realizado o XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), na Universidade de Alcalá (Madrid, Espanha).
Os interessados em apresentar trabalhos de pesquisa no âmbito do Projeto de Historiografia Linguística, Projeto 9 da ALFAL, coordenado pela professora Cristina Altman (CEDOCH-DL/USP), devem enviar seus resumos, aos organizadores do evento, até 31 de dezembro de 2010 , através de formulário disponível na página do Congresso: http://www.alfal2011alcala.com. As normas de apresentação dos resumos podem ser encontradas no mesmo local.
Nesta edição do evento, a partir da temática nuclear estabelecida pelo Projeto, “Novas fontes para Historiografia Linguística”, privilegiam-se comunicações de pesquisa sobre a construção de databases de textos e de dados linguísticos e sobre abordagens inovadoras de corpora linguísticos já existentes. Paralelamente, pretende-se reservar um espaço para comunicações em Historiografia Linguística de um modo geral, mesmo que venham sendo desenvolvidas sob outras temáticas, de modo a reunir, na ALFAL, pesquisadores, dispersos em Instituições diferentes, mas que tenham interesses comuns.

*Eventos Anteriores>>

DL - FFLCH - USP 2008 Todos os direitos reservados