semiótica em são paulo, brasil

Bem-vindo ao sítio do Grupo de Estudos Semióticos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Para navegar, clique nos links do menu vertical à esquerda. Se desejar, pode entrar em contato conosco via e-mail.

Notícias


Com grande tristeza, comunicamos o falecimento, em São Paulo, do professor Eduardo Peñuela Cañizal. Um dos fundadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), o professor Peñuela esteve, desde os anos 1960, entre os pioneiros da semiótica no Brasil; dirigiu durante mais de três décadas o periódico Significação - Revista Brasileira de Semiótica; orientou e incentivou inúmeros trabalhos de jovens semioticistas. Suas contribuições, especialmente para a poética da visualidade, valeram-lhe reconhecimento internacional. A semiótica brasileira perde um de seus maiores nomes.

Sexta-feira, dia 25 de abril, 14h00: o FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - traz a palestra do prof. Matheus Nogueira Schwartzmann (UNESP Assis): Práticas de elogio e depreciação no comentário on-line new!

Publicado o vol. 9, n. 2 da revista Estudos Semióticos, hospedada no novo portal de periódicos da USP.

Está disponível a página do GT de Semiótica da ANPOLL, a qual concentra múltiplas informações a respeito das atividades semióticas desenvolvidas nos quatro cantos do país.

A revista CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada lançou seu vol. 11, n. 2.

Vale a pena conhecer o blogue do Seminário de Semiótica da UNESP, que tem sido atualizado regularmente.  updated!

Arnaldo Cortina e Fernando Moreno da Silva são os organizadores do livro recém-lançado Semiótica e Comunicação: estudos de textos sincréticos. É possível fazer gratuitamente o download da versão e-book.  latest news!

Lançada, pela Cultura Acadêmica, a coletânea Semiótica - identidade e diálogos, organizada por Jean Portela e outros.

O livro coletivo sob a direção de Oriana Fulaneti e Alexandre Marcelo Bueno, Linguagem e Política: princípios teórico-discursivos, vol. 1, com trabalhos de semioticistas do Brasil e de outros países, já está à venda. Acaba de sair o volume 2!  new!

Cintia Alves da Silva (UNESP Araraquara) acaba de ver seu livro, As Cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica, publicado pela Cultura Acadêmica.

Traduzido por Dilson Ferreira da Cruz Jr., está à venda o volume A busca do sentido: a linguagem em questão, de autoria de Jean-Claude Coquet, pela WMF Martins Fontes de São Paulo.

A editora da UFMS (Campo Grande) publicou a obra Semiótica francesa: busca de sentido em narrativas míticas, de Maria Luceli Faria Batistote.

A revista Estudos Semióticos foi avaliada pelo programa Qualis da CAPES, tendo recebido a menção B1. Temos agora uma nova indexação internacional: o periódico está registrado no sistema Latindex.

programe-se

O FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - e o LabOrES já retomaram plenamente suas atividades. Toda pessoa interessada pode participar, bastando comparecer nas datas informadas em nossa agenda.

 

 

Está no ar a página do projeto WBI-CAPES "Textos e imagens científicas", reunindo semioticistas das Universidades de Liège (BE) e São Paulo (BR).

Conheça a página do Ges-Usp no Facebook.