semiótica em são paulo, brasil

Bem-vindo ao sítio do Grupo de Estudos Semióticos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Para navegar, clique nos links do menu vertical à esquerda. Se desejar, pode entrar em contato conosco via e-mail.

Notícias

As inscrições para o XIII miniENAPOL de Semiótica, a ser realizado entre os dias 8 e 10 de outubro deste ano, foram prorrogadas até o dia 17 de setembro.
 new!

Sexta-feira, 12 de setembro: em nova visita ao Brasil, a profa. Maria Giulia Dondero (Liège) pronunciará, a convite de Diana Luz Pessoa de Barros, uma palestra sobre a imagem no discurso científico. Será na Universidade Mackenzie, edifício Calvino (rua da Consolação, 930) às 10h30. Toda pessoa interessada pode participar, sem necessidade de inscrição prévia.  new!

Neste segundo semestre, a Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP oferece dois cursos da área, sempre das 14 às 17h:
(i) A semiótica e o tempo, nova disciplina ministrada em parceria por Ivã Lopes e Mariana Luz Pessoa de Barros às terças-feiras;  new!
(ii) Semiótica: teoria e aplicação na canção brasileira, ministrada por Luiz Tatit às quintas-feiras.

Lançado o primeiro número do volume 10 da revista Estudos Semióticos!  new!

Está disponível a página do GT de Semiótica da ANPOLL, a qual concentra múltiplas informações a respeito das atividades semióticas desenvolvidas nos quatro cantos do país.

A revista CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada lançou seu vol. 12, n. 1, com interessantes contribuições e, de quebra, projeto gráfico renovado.  new!

O SemioCE - Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - promove em Fortaleza seu terceiro Colóquio, nos dias 11 e 12 de setembro próximo. Homenageando o prof. Fiorin, os trabalhos reunirão semioticistas de diversos pontos do país. As inscrições, que continuam abertas, podem ser feitas a partir do website do evento.  new!

Vale a pena conhecer o blogue do Seminário de Semiótica da UNESP, que tem sido atualizado regularmente.  updated!

Um grande acontecimento editorial para a área: enfim traduzido o livro de A. J. Greimas - Sobre o sentido II, obra incontornável do mestre lituano, que aguardou três décadas para ter sua versão em língua portuguesa, numa coedição Nankin/EDUSP. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz, do original francês Du Sens II.
 breaking news!

A professora Regina Souza Gomes, da UFRJ, dirigiu o livro Aspectualização pela análise de textos, reunindo trabalhos que focalizam a aspectualidade, questão cada vez mais central na semiótica contemporânea. O download do e-book pode ser realizado gratuitamente.  new!

Maria Goreti Silva Prado acaba de publicar
O ponto de vista em semiótica. Fundamentos teóricos e ensaio de aplicação em A Hora da Estrela. Fruto de sua pesquisa de Mestrado defendida na UNESP Araraquara, a obra saiu pela Cultura Acadêmica e está disponível para download gratuito.  new!

Arnaldo Cortina e Fernando Moreno da Silva são os organizadores do livro recém-lançado Semiótica e Comunicação: estudos de textos sincréticos. É possível fazer gratuitamente o download da versão e-book.

A Cultura Acadêmica publicou a coletânea Semiótica - identidade e diálogos, organizada por Jean Portela e outros.

O livro coletivo sob a direção de Oriana Fulaneti e Alexandre Marcelo Bueno, Linguagem e Política: princípios teórico-discursivos, vol. 1, com trabalhos de semioticistas do Brasil e de outros países, já está à venda. Acaba de sair o volume 2!

A revista Estudos Semióticos foi avaliada pelo programa Qualis da CAPES, tendo recebido a menção B1. Temos agora uma nova indexação internacional: o periódico está registrado no sistema Latindex.

programe-se

O FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - e o LabOrES reiniciarão suas atividades neste segundo semestre, ao término da greve nas estaduais paulistas. Toda pessoa interessada pode participar, bastando comparecer nas datas informadas em nossa agenda.

 

 

Está no ar a página do projeto WBI-CAPES "Textos e imagens científicas", reunindo semioticistas das Universidades de Liège (BE) e São Paulo (BR).

Enfim traduzido em português um grande marco da semiótica: A. J. Greimas, Sobre o sentido II.

Conheça a página do Ges-Usp no Facebook.