Algirdas Julien Greimas e o desenvolvimento da semiótica: língua, cognição, cultura

minicurso na fflch-usp

conferencista convidado:

Thomas F. Broden
(Purdue University, Indiana, USA)

ementa geral    

Este seminário examinará os métodos elaborados por A. J. Greimas, seus colaboradores e os semioticistas contemporâneos para perscrutar a língua, os textos, a cultura, a imagem e as práticas. Analisaremos sucessivamente a lexicologia histórica, a linguística estrutural e a semiótica, concluindo enfim por um apanhado de certas tendências atuais que desenvolvem os projetos lançados pelo estudioso. Além da explanação das abordagens enquanto tais, o curso traçará um esboço do contexto intelectual, social e estético – pano de fundo que nutriu a obra greimasiana e contra o qual, por vezes, esta se definiu. Evidenciaremos as colaborações, os diálogos e debates que tanto contribuíram para delinear a trajetória científica de Greimas, incluindo suas discussões com Roland Barthes, Claude Lévi-Strauss e Paul Ricoeur. Sublinharemos as consequências da opção pela investigação coletiva e pela constibuição de um grupo de pesquisadores, desenhando também a cronologia e a geografia da expansão da semiótica. O seminário assinalará, por fim, o extraordinário percurso intelectual e humano de alguém que tomou parte ativamente nos grandes combates do século XX, tanto nas ciências humanas quanto na História.

programaÇÃO 

Aula 1. Das origens à lexicologia histórica – segunda-feira, dia 19/08

Aula 2. A semântica estrutural e a semiótica clássica – terça-feira, dia 20/08

Aula 3. Renovação e diversificação da semiótica – quarta-feira, dia 21/08

Aula 4. Orientações atuais da semiótica – quinta-feira, dia 22/08

Inscrições gratuitas

Para participar, favor preencher o Formulário de Inscrição



Thomas F. Broden é professor titular de francês na Purdue University (Indiana, Estados Unidos). Seus artigos sobre a semiótica, a literatura francesa moderna e a moda como fenômeno cultural foram publicados nos periódicos Semiotica, RS/SI, Protée, Degrés, American Journal of Semiotics, Yearbook of Comparative Literature, Texto, Escritos, International Journal of Communication, entre outros. Ex-aluno de A. J. Greimas e R. Barthes em Paris (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Collège de France), coordenou a publicação da tese de doutoramento de Greimas, La mode en 1830 (Presses Universitaires de France, 2000). Tem em preparação, atualmente, uma biografia intelectual de Greimas.

O curso é promovido pelo Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP, com o apoio da Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral.

Organização do curso:

Elizabeth Harkot de La Taille
Waldir Beividas
Ivã Carlos Lopes

:. contato dos organizadores

De 19 a 22 de agosto de 2013, das 14 às 17 horas.
Prédio de Letras da FFLCH-USP, sala 102.

O curso, ministrado em francês, é aberto a toda pessoa interessada.

Os ouvintes com presença em, pelo menos, três palestras receberão certificado de frequência.

Após o curso, o professor Broden proferirá ainda uma palestra no FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas -, na sexta-feira, 23 de agosto, das 14h00 às 15h30.