Entre semiótica e fenomenologia. As razões de uma releitura atual da fenomenologia

minicurso na fflch-usp

conferencista convidado:

Francesco Marsciani
(Università di Bologna)

programaÇÃO   

Aula 1. Qual fenomenologia para uma semiótica? – dia 03/06

A fenomenologia passou por uma evolução interna a partir do problema da constituição do objeto de sentido. A semiótica pode se reconhecer em uma ou outra dentre as posições que a fenomenologia adotou em seu percurso, de acordo com a concepção que ela tem de seu próprio desenvolvimento.

Aula 2. O problema da enunciação entre fenomenologia e semiótica – dia 04/06

A intersubjetividade fenomenológica, uma vez que seja bem entendida, comporta consequências consideráveis para o tratamento semiótico dos fenômenos de enunciação. Discutiremos essa questão a partir de Benveniste.

Aula 3. Semi-simbolismo entre forma e substância – dia 05/06

Uma discussão a respeito da pertinência da distinção hjelmsleviana entre signos e símbolos permitirá focalizar a noção semiótica de homologação e, ainda sobre o mesmo tópico, discutir a concepção semi-simbólica da conversão do percurso gerativo.

Aula 4. Efeitos de sentido e semiótica gerativa – dia 06/06

O tratamento semiótico do “vivido” fenomenológico. Simbolização e imagem sob um ponto de vista etnossemiótico.

Inscrições gratuitas

Para participar, favor preencher o Formulário de Inscrição

Francesco Marsciani obteve seu mestrado em Filosofia no ano de 1978 com a dissertação intitulada "La semiotica di Condillac" sob a orientação de Umberto Eco. Fez seu doutorado sob a orientação de A. J. Greimas durante quatro anos (1981-1985) e obteve seu título de PhD na Itália, em 1990, com uma tese intitulada "Ricerche intorno alla razionalità semiotica". Tornou-se Pesquisador em 1996, e Professor Associado da Universidade de Bolonha em 2005. É co-diretor da coleção "Teoria della cultura" na Esculapio Editore e, desde 2009, dirige o C.U.B.E. (Centro Universitario di Ricerche Etnosemiotiche) da Universidade de Bolonha.

O curso é promovido pelo Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP, com o apoio da Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral.

Organização do curso:

Elizabeth Harkot de La Taille
Waldir Beividas
Ivã Carlos Lopes

:. contato dos organizadores

marsciani

De 03 a 06 de junho de 2013, das 14 às 17 horas.
Prédio de Letras da FFLCH-USP, sala 260.

O curso, ministrado em francês, é aberto a toda pessoa interessada.

Os ouvintes com presença em, pelo menos, três palestras receberão certificado de frequência.

Após o curso, o professor Marsciani proferirá ainda uma palestra no FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas -, na sexta-feira, 07 de junho, das 14h00 às 15h30.