f a p s   2 0 0 8 - r e s u m o



Semiótica didática: sondagem e prospecção
por Jean Cristtus Portela (FAAC - Unesp Bauru)

Preocupações de caráter didático balizam a reflexão semiótica greimasiana desde seus primórdios. Segundo os precursores do que poderíamos chamar "semiótica didática" (Greimas, Fabbri, Fontanille), o campo didático seria constituído por (1) uma intervenção analítico-prescritiva da semiótica no âmbito da didática enquanto metodologia de ensino de toda e qualquer disciplina e (2) pela didatização da própria teoria semiótica. Esta palestra compreende um breve balanço da questão didática em semiótica, seguido de algumas reflexões a respeito da organização da semiótica didática como "semiodisciplina" aplicada por excelência, que favorece o aumento da competência tanto do aprendiz quanto do didata. 

Jean Cristtus Portela possui bacharelado em Comunicação Social pela Unesp de Bauru (2000), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara (2008), com período anual de estágio de doutorando na Universidade de Limoges (2005-2006). Atualmente, é professor substituto de Língua Portuguesa no Departamento de Ciências Humanas da FAAC (Unesp de Bauru). 

Sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Das 11h30 às 13h00
Prédio de Letras USP, Sala 260