f a p s   2 0 0 8 - r e s u m o



Enunciados verbo-visuais na divulgação científica
por Sheila Grillo (DLCV-FFLCH-USP)

Uma Análise da divulgação científica em reportagens de capa da revista Pesquisa Fapesp, observando a relação entre imagens e textos, na perspectiva dialógica do círculo de Bakhtin e na esteira do trabalho de Brait sobre planos de expressão em que "tanto a linguagem verbal quanto a visual são acionadas de forma a provocar a interpenetração e conseqüente  atuação conjunta."

Foram identificadas três regularidades na articulação entre imagens e texto do corpus da pesquisa: a ilustração-síntese do tema global, a representação do corpo-exterior do cientista e o esquema ilustrativo. As três regularidades mencionadas no uso das imagens permitiram: a construção do tema do enunciado e do conteúdo temático da reportagem; a produção de representações sobre a esfera científica, seus agentes e cronotopo, e não apenas de seus conhecimentos; e a organização didática de explicações. Na base desses procedimentos e sentidos, procuramos evidenciar duas dimensões do dialogismo bakhtiniano: o diálogo presumido com o leitor e o diálogo com os enunciados da esfera científica e entre estes e os das outras esferas da cultura brasileira. Esse encontro de esferas define a divulgação científica nas perspectiva que assumimos nesta pesquisa. 

Sheila Vieira de Camargo Grillo é professora, pesquisadora e orientadora na área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo e é doutora em Lingüística pela mesma universidade. Durante seu doutoramento, realizou estágio na Universidade de Paris X-Nanterre, onde desenvolveu parte da pesquisa que resultou no livro "A produção do real em gêneros do jornal impresso" (Humanitas/Fapesp). Fez seu pós-doutoramento na Universidade de Paris X-Nanterre, atuando como pesquisadora associada no laboratório Modyco (Modèles, Dynamiques, Corpus) - CNRS-Paris X. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre gêneros da divulgação científica inspirada na obra do Círculo de Bakhtin.  

Sexta-feira, 25 de abril de 2008
Das 10h30 às 12h00
Prédio de Letras USP, Sala 264