FAPS 18.06.2010

Sites de poesia: sincretismo e interação.

por Regina Souza Gomes (UFRJ)

Os recursos disponibilizados pelo suporte eletrônico na editoração de sites de poesia e literatura e na produção poética e crítica veiculada por essa mídia tanto podem redefinir as possibilidades expressivas capazes de causar surpresa, ressiginificar os textos originalmente verbais e alterar os modos de construção dos textos poéticos quanto podem interpor limites no modo de apreendê-los, interferindo nas relações enunciador/enunciatário.

O trabalho a ser apresentado se propõe a discutir os modos de empregar os recursos disponibilizados pelo suporte nos sites de poesia, observando: (a) a mobilização de materialidades expressivas diversas em textos poéticos e críticos, de modo a capturar o enunciatário por meio de um envolvimento mais afetivo e global; (b) a exacerbação das possibilidades expressivas orais e gráficas na construção dos textos poéticos, produzindo efeitos de sentido singulares; (c) a aproximação da poesia com as artes plásticas e as audiovisuais, constituindo um sincretismo de linguagens; (d) as relações enunciador / enunciatário baseadas numa temporalidade e num andamento impostos pelos recursos audiovisuais e hipertextuais e pela intervenção e participação do enunciatário previstas pelo texto.

Essas questões, que se apresentam de forma variável em diversos sites de poesia, podem apontar para outros modos de perceber, compreender e fruir os textos poéticos (e até os críticos), inserindo-se nos problemas postos aos pesquisadores que pretendem tomar como objeto de estudo os textos produzidos e veiculados nas mídias eletrônicas.

Regina Souza Gomes é doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2004) e professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde orienta trabalhos na graduação e pós-graduação. É pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Semiótica e Discurso (SeDi - UFF) e colaboradora do Centro Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD - UFRJ). Publicou o livro Relações entre linguagens no jornal: fotografia e narrativa verbal (EdUFF), capítulos de livros e artigos em periódicos abordando temas como sincretismo de linguagens, modalização e contribuições da semiótica para o ensino da leitura e redação.

:. página inicial do faps

Sexta-feira, 18 de junho de 2010.
Das 11h30 às 13h00.
Prédio de Letras USP, sala 260.