International FAPS 27.04.2012

A relação texto-imagem. Uma gramática geral.

por Jean-Marie Klinkenberg
(Université de Liège, Groupe μ)

Oriunda da imagem, a escrita hoje retorna, cada vez mais, à imagem. Que a imagem e o texto mantêm uma relação privilegiada, não há maior obviedade: títulos de quadros, artigos científicos, páginas web, artigos de jornais aí estão para demonstrá-lo.

No entanto, o problema semiótico da relação texto-imagem costuma ser abordado em corpora particulares, sem um quadro metodológico geral. O objetivo da presente palestra, fartamente ilustrada, será o de pegar esse problema "à unha", com base em conceitos tanto da linguística, quanto da semiótica visual. Nesta ocasião, esboçaremos uma gramática da interação texto-imagem, com suas dimensões morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas.

Jean-Marie Klinkenberg é membro da Académie Royale de Belgique e Professor Emérito da Universidade de Liège. Participante do Haut Conseil de la Francophonie, é consultor permanente junto às Editions Larousse e presidente do Conseil supérieur de la langue française, posição que também ocupou entre 1993 e 1997. Membro do conselho editorial de vários periódicos científicos, preside a International Association for Visual Semiotics.

Fez mestrado em Filologia Românica e doutorado em Filosofia e Letras; juntou-se, em 1967, aos pesquisadores que fundaram o Groupe μ, em cujo âmbito segue pesquisando e publicando. Foi professor visitante em Tel-Aviv, México, Urbino, São Paulo, Montréal, Jyväskylä, assim como titular da Chaire Francqui em três ocasiões, (1995-1996, 1999-2000, 2000-2001), é assessor do CNRS, do FNRS, do NFWO, da AUF e de diversas instituições científicas internacionais.

Autor de mais de seis centenas de títulos, vários traduzidos para dezenas de línguas, tem como linha mestra de sua produção, num amplo leque de interesses, investigações sobre a emergência do sentido e o valor. De seu início na estilística, logo se dedicou à retórica e à poética, donde chegou à semiótica geral. No âmbito da semiótica, sua obra atual tem-se concentrado principalmente na semiótica visual.

:. página inicial do faps

Sexta-feira, 27 de abril de 2012.
Das 14h00 às 15h30. Sala 107 do
Prédio de Letras USP.

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.