FAPS 26.04.2013

Semiótica Aplicada ao Marketing e à Comunicação - Panorama e Perspectivas Profissionais

por Ricardo de Castro Monteiro
(Universidade Anhembi Morumbi)

A Semiótica Aplicada ao Marketing e à Comunicação - internacionalmente conhecida simplesmente como Applied Semiotics - constitui atualmente um campo de atuação de grande relevância da área de estudos semióticos. Pondo à prova modelos analíticos consagrados, combinando abordagens de diferentes escolas semióticas, desenvolvendo parcerias com aportes teóricos de áreas como a antropologia cultural e a sociologia, a semiótica aplicada vem construindo informal ou formalmente desde Floch suas próprias metodologias de forma a fazer frente às questões que lhe são trazidas por um mercado que há até relativamente pouco tempo sequer se dava conta de sua existência. Com demandas e condições de trabalho muito diferentes daquelas que se vive no mundo acadêmico, a semiótica aplicada representa hoje uma perspectiva profissional promissora e em constante ampliação - mas que precisará mostrar rapidamente a que veio, tanto à comunidade científica quanto à sociedade, caso não queira correr o risco de ser vista apenas como um modismo ou como uma atividade meramente comercial.

Doutor e Mestre em Semiótica pela Universidade de São Paulo, Ricardo de Castro Monteiro é professor dos cursos de Produção Musical e de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi. Além do trabalho na área acadêmica, desenvolve igualmente intensas atividades na cena artística musical e teatral, e vem atuando desde 2004 como consultor na área de semiótica aplicada ao marketing e à comunicação. Por sua intensa atividade nessa área, presidiu ao lado de Kristian Bankov a mesa de semiótica aplicada ao Marketing e à Comunicação do XI Congresso da Associação Internacional de Estudos Semióticos organizado na China em 2012. Conta hoje, em seu portfólio, com cases junto a várias empresas, entre elas Johnson&Johnson, Nokia, ABN-Amro, Citibank, GE, Credicard, Banco Itaú, Banco Real, C&C, Hotéis Transamérica, Carrefour, além de ter estabelecido várias parcerias com consultorias internacionais como Practical Semiotics, Creative Semiotics e 2 CV, entre outras.

:. página inicial do faps

Sexta-feira, 26 de abril de 2013.
Das 14h00 às 15h30.
Sala 264 do Prédio de Letras, USP.

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.