faps

fórum de atualização em pesquisas semióticas:

O Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas [FAPS] é um ciclo mensal de conferências em que são debatidos os rumos da investigação semiótica e dos campos afins. Entre os conferencistas convidados incluem-se desde doutores de titulação recente até pesquisadores de renome. O fórum é uma iniciativa do Ges-Usp – Grupo de Estudos Semióticos da FLLCH-USP, com o apoio do Departamento de Linguística e sua Pós-Graduação, tendo sido lançado e coordenado em 2003 pela profa. dra. Ana Cristina Fricke Matte, hoje docente da UFMG, em Belo Horizonte. Ano após ano, o FAPS consolidou um espaço próprio de exposição e debate, trazendo a contribuição de pesquisadores do país e do exterior, aliando as intervenções de especialistas em semiótica – quaisquer que sejam suas preferências de escola teórica – com a participação frequente de pesquisadores de áreas conexas, no intuito de melhor situar o papel da semiótica em meio aos saberes limítrofes. Está disponível para consulta a lista completa das palestras realizadas entre 2003 e 2013.
As sessões do FAPS 2014 ocorrem às sextas-feiras, no prédio de Letras da FFLCH-USP. A divulgação do evento é feita pelo sítio web do Ges-Usp bem como por e-mail a listas eletrônicas vinculadas a esse campo - Ges-Usp, CASA, Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral, entre outras. Todos os interessados são bem-vindos, não havendo necessidade de inscrição prévia.

coordenadora 2012-2014:

Mariana Luz Pessoa de Barros

comitê executivo 2012-2014:

Waldir Beividas
Elizabeth Harkot de La Taille
Ivã Carlos Lopes
Bruna Paola Zerbinatti
Lucas Takeo Shimoda

programaÇÃO 2014 - primeiro semestre

28.03, 14h. Palestra de Ivo A. Ibri (PUC-SP): A Fenomenologia de C. S. Peirce. Sala 260 do prédio de Letras USP.

25.04, 14h. Palestra de Matheus Nogueira Schwartzmann (Unesp Assis): Práticas de elogio e depreciação no comentário on-line. Prédio de Letras USP.

programaÇÃO 2014 - segundo semestre

31.10, 14h. International FAPS com o poeta português E. M. de Melo e Castro: "A poesia experimental portuguesa e a semiótica". Sala 260 do prédio de Letras USP.

07.11, 14h. Palestra de Oscar João Abdounur (IME - USP): Matemática e música sob uma perspectiva histórico-epistemológica: mudanças conceituais. Sala 169 do prédio de Letras USP.

Oito palestras por ano desde 2003. Ao longo do semestre letivo, há uma sexta-feira por mês reservada ao FAPS, promoção do Grupo de Estudos Semióticos com o apoio da Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral.