FAPS 28.03.2014

A Fenomenologia de C. S. Peirce

por Ivo A. Ibri
(PUC-SP)

A Fenomenologia de C. S. Peirce (1839-1914) consolidou-se teoricamente em 1902 junto com sua classificação das demais ciências, já na maturidade da obra do autor. Ela constitui, segundo ele, a primeira das ciências da filosofia, seguida das Ciências Normativas, a saber, Estética, Ética e Lógica ou Semiótica, e da Metafísica. Na Fenomenologia Peirce define o que entende por experiência e funda suas três categorias, primeiridade, segundidade e terceiridade, que nascendo nessa ciência, moldarão todas as demais que completam aquela classificação, mas, de igual modo, todo o sistema de doutrinas do autor.

Não obstante seja uma ciência das aparências, a Fenomenologia, estruturada nas três categorias da experiência, tal como Peirce as denomina, já prenuncia uma idéia de realidade que deverá dar forma ao conceito de objeto e de tipos de signos que constituem a Semiótica, e essa será a base para a ampla ontologia do autor.

Muitas linhas de pesquisa originais se anunciam à luz desse sistema de idéias que nasce na Fenomenologia. Procurarei expor algumas delas ao longo desta exposição.

Ivo A. Ibri é professor titular de filosofia da PUC-SP, doutor em filosofia pela USP (1994) com pós-doutorado pela Universidade de Indiana (EUA). Sua área de pesquisa é a filosofia clássica norteamericana, particularmente a obra de Charles S. Peirce (1839-1914). Ele é fundador (1998) e coordenador do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP, e editor dos periódicos Cognitio – Revista de Filosofia e Cognitio-Estudos. Coordena desde 1998 o evento anual denominado Encontros Internacionais sobre Pragmatismo. Publicou Kosmos Noetos – A Arquitetura Metafísica de Charles S. Peirce pela editora Perspectiva e diversos ensaios no Brasil e no exterior sobre sua área de pesquisa. É membro da equipe de consultores do Peirce Edition Project at Indiana University, que edita a obra cronológica de C. S. Peirce e do International Organization Committee, que organiza o Peirce Centennial Congress, que celebrará em julho de 2014, na Universidade de Lowell (EUA), o centenário da morte de Charles Peirce.

:. página inicial do faps

Sexta-feira, 28 de março de 2014.
Das 14h00 às 15h30.
Sala 260 do prédio de Letras USP.

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.