labores

laboratório de orientação em estudos semióticos:

Desde 2007, as até então reuniões regulares do Ges-Usp deram lugar aos encontros do LabOrES - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos, nos quais se discutem leituras programadas de semiótica, com especial atenção para fontes de teoria e epistemologia. A seleção dos textos para debate inclui desde obras bastante conhecidas, incontornáveis na biblioteca do semioticista, até estudos de publicação recente. Trata-se de um trabalho de formação contínua, cujo requisito primeiro é a assiduidade e o engajamento dos participantes, e que está aberto aos interessados em geral, de onde quer que venham. É possível visualizar o cronograma das atividades do LabOrES em 2010 , 2011 e 2012.

coordenação geral:

Waldir Beividas
Elizabeth Harkot de La Taille
Ivã Carlos Lopes
Eliane Soares de Lima

cronograma labores 2013

05.04, 14h. Sala 264 do prédio de Letras. Em discussão: "Rudolf Engler, le grand maître du saussurisme", de Michel Arrivé e Izabel Vilela.
Expõem: Taís de Oliveira, Lucas Shimoda, Renata Moreira e Brunno Rodrigues;

"[Primeira conferência na Universidade de Genebra (novembro de 1891)]", in Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand Saussure.
Expõem: Alpha Condeixa, Maria Beatriz, Gisele e Flávia;

"[Segunda conferência na Universidade de Genebra (novembro de 1891)]", in Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand Saussure.
Expõem: Eliane Pereira, Guilherme Demarchi e Alexandre Sousa;

"[Terceira conferência na Universidade de Genebra (novembro de 1891)]", in Escritos de Linguística Geral, de Ferdinand Saussure.
Expõem: Ilca Suzana, Natália Guirado e Julia Lourenço.

19.04, 14h. Sala 171 do prédio de Letras. Em discussão: "Un moment important dans l'histoire des sciences humaines : l'oeuvre de Ferdinand de Saussure", de Michel Arrivé.
Expõem: Sara Veloso, Edson Gomes e Júlio Ferreira.

03.05, 14h. Sala 172 do prédio de Letras. Em discussão: "Pensée sémiologique de Saussure", de Michel Arrivé.
Expõem: Sara Veloso, Edison Gomes e Júlio Ferreira.

17.05, 14h. Sala 172 do prédio de Letras. Em discussão: Ricerche Semiotiche I - Il tema transcendentale e Ricerche Semiotiche II - In fondo al semiotico, de Francesco Marsciani.
Expõe: Carolina Tomasi.

14.06, 14h. Sala 172 do prédio de Letras. Em discussão: "A semiolinguística geral de Ferdinand Saussure", in A Identidade e a Diferença, de Edward Lopes.
Expõe: Thiago Moreira.

28.06, 14h. Sala 172 do prédio de Letras. Em discussão: "Saussure às voltas com a literatura", in Em busca de Ferdinand de Saussure, de Michel Arrivé.
Expõe: Renata Moreira.

09.08, 14h. Sala 169 do prédio de Letras. Em discussão: "As palavras sob as palavras", in: As palavras sob as palavras: os anagramas de Ferdinand de Saussure, de Jean Starobinski.
Expõem: Lucas Shimoda, Taís de Oliveira, Renata Moreira e Thiago Correa.

Neste primeiro semestre de 2013, preparando-se para o congresso internacional "Cem anos com Saussure", o LabOrES discute trabalhos do fundador da linguística moderna.