Produção    |    Pesquisa    |    Projetos    |  Matérias    |   Álbum    |    Notícias    |    Contato


Márcia Santos Duarte de Oliveira possui mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília - UnB - (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP - (2004).

Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe de línguas africanas, língua ibíbio (Nigéria), comparação do português brasileiro com línguas africanas, português na África, crioulos de base portuguesa na África, foco, movimento sintático, periferia à esquerda da sentença. É autora de "Perguntas de constituinte em ibíbio e a teoria de tipo oracional" (LINCOM-Europa, 2005) e pesquisadora na área ibíbio - Nigéria/ África - desde 1995. Na USP, atua nas áreas do ensino e da pesquisa. No ensino, é professora, na graduação, na pós-graduação e nos projetos de pesquisa "A participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro"  e "Estudos crioulos de base portuguesa e português na África".


Para saber mais, consulte os links acima.

 

 

O BATIK! - Fórum Lingüístico e Cultural Brasil-África é um grupo de Estudos e Trabalhos formado por estudantes e pesquisadores da USP – Universidade de São, sob orientação da Profª. Drª. Márcia Santos D. de Oliveira, orientadora de pesquisa dos membros do grupo.
Sua atuação se dá prioritariamente em Lingüística e nos Estudos da Língua Portuguesa, contando também com pesquisas em Etnolingüística, Crioulística de Base Portuguesa e Lingüística Africanista, ligados diretamente aos programas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – DLCV/FFLCH - USP.


Clique aqui para visitar o site oficial do grupo.

Visite também o fórum de discussões on-line.

O Congresso Mundial de Lingüística Africana reúne especialistas em lingüística africana, com o objetivo de estimular a pesquisa e difundir as descobertas sobre as línguas africanas nos cinco continentes. É um fórum de discussões sobre questões de descrição de línguas, teorias lingüísticas, planejamento lingüístico e promoção de línguas africanas. As publicações do congresso destinam-se não só aos círculos acadêmicos, mas também fornecem informações ao público em geral sobre o reconhecimento de que as línguas africanas são recursos indispensáveis para o desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico de seus falantes.


Clique aqui para visitar o site oficial do encontro.

Clique aqui para visitar o site brasileiro.

APELCAB - Associação de Produção e Estudos Lingüísticos e Culturais África-Brasil é um grupo de trabalho e estudos que nasce com a prerrogativa de disseminar em todos os níveis da educação – fundamental, médio e superior – os conteúdos sobre África, Brasil e sobre as relações oriundas desse contato entre as culturas.
A APELCAB é uma associação aberta à participação de todos que pretendem difundir e valorizar a cultura africana no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo que promove o diálogo, abre veios de trabalho e atividade para pesquisadores e estudiosos, promovendo eventos, cursos, capacitação, publicações e contatos entre escolas e entidades acadêmicas e de pesquisa científica.
O objetivo é promover um maior contato entre África e Brasil, operacionalizando o intercâmbio de pessoas, conhecimentos, materiais de pesquisa e veículos de comunicação, além de manter uma constante gama de serviços que abarque os profissionais capacitados para esta área.


Clique aqui para visitar o site da entidade.

Links

 

Pesquisa

 

Outros

 


Design & Produção  por Janaina Azevedo | Conteúdo & Edição: Jonathan Oliveira. Todos os direitos reservados. Copyright © 2008.

Para qualquer reprodução, integral ou parcial deste website, peça autorização pelo e-mail: marcia.oliveira@usp.br