Documento sem título

Bem-vindo ao Projeto TermNeo, Observatório de neologismos do português brasileiro contemporâneo.

O Projeto TermNeo tem a finalidade de coletar, analisar e difundir aspectos da neologia geral e da neologia científica e técnica do português contemporâneo do Brasil. Cumpre ainda o objetivo de elaborar glossários e dicionários terminológicos em algumas das áreas estudadas.

Paralelamente a esses objetivos principais, o Projeto TermNeo também procura:

contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Neologia
no que concerne ao estudo: da formação de unidades lexicais neológicas; dos processos de formação mais usuais; dos elementos afixais (prefixos e sufixos) mais produtivos; da concorrência entre estrangeirismos e elementos vernáculos na evolução do léxico português;

contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Terminologia no que concerne a: estudo da neologia técnico-científica; elaboração de glossários e dicionários terminológicos; estabelecimento de critérios para a elaboração de definições terminológicas; estabelecimento de critérios para a elaboração de verbetes; estudo comparativo de corpus (de divulgação e especializado) quanto à observação da variação terminológica, da formação de termos metafóricos e do emprego de empréstimos; utilização de bases textuais para aplicações terminológicas.

Neste site, você encontrará dados sobre as diversas atividades desenvolvidas pelos participantes do Projeto TermNeo: pesquisas em Neologia e Terminologia; publicações, dissertações e teses; colóquios e seminários.

Encontrará também informações relevantes para a área do Léxico, especialmente em Neologia e Terminologia: colóquios nacionais e internacionais, publicações (livros, revistas, dicionários) e links para outros sites.


  Apoio: