LIVROS .::: TERMNEO ::: Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo ::.
Livros
livro5

Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas – Volume VI

Organizadores:
Ieda Maria Alves
João Henrique Lara Ganança

Apresentação:

O sexto livro da série Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas traz textos gerados com base nos trabalhos apresentados no X Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, nos dias 17 a 19 de novembro de 2014.


livro5

Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas – Volume V

Organizadoras:
Ieda Maria Alves
Ana Maria Ribeiro de Jesus

Apresentação:

O quinto livro da série Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas traz textos gerados com base nos trabalhos apresentados no IX Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.


Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas – Volume IV

Organizadoras:
Ieda Maria Alves
Eliane Simões Pereira

Apresentação:

O quarto livro da série Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas traz textos gerados com base nos trabalhos apresentados no VIII Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2012.

 

Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas – Volume III

Organizadoras:
Ieda Maria Alves
Ana Maria Ribeiro de Jesus
Luciana Pissolato de Oliveira
Eliane Simões Pereira

Apresentação:

Os textos reunidos neste volume, o terceiro da série Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, representam uma seleção dos trabalhos apresentados por ocasião do VI Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, realizado em 05 e 06 de novembro de 2010 na Universidade de São Paulo.

 

Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas – Volume II

Organizadoras:
Ieda Maria Alves
Ana Maria Ribeiro de Jesus
Luciana Pissolato de Oliveira
Eliane Simões Pereira

Apresentação:

Em continuidade ao volume I de Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, publicado em 2009, este volume II da série disponibiliza ao leitor uma seleção de textos apresentados por ocasião do V Colóquio Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, que ocorreu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em 05 e 06 de novembro de 2009.

 


Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas - Volume I

Organizadores:
Ieda Maria Alves
Ana Maria Ribeiro de Jesus
Bruno Oliveira Maroneze
Luciana Pissolato de Oliveira
Eliane Simões Pereira

Apresentação:

Desde dezembro de 2005, o Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) realiza o colóquio OsEstudos Lexicais em Diferentes Perspectivas, que cumpre o objetivo de apresentar distintos aspectos dos estudos lexicais por meio de conferências, mesas-redondas e comunicações de trabalhos realizados ou em fase de elaboração.

Os estudos aqui reunidos, que constituem uma seleção dos trabalhosapresentados no IV Colóquio Os Estudos Lexicais em DiferentesPerspectivas, realizado em 16 e 17 de novembro de 2008 (prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade deSão Paulo), representam diversas facetas dos estudos relativos ao Léxico,enfocado não só como centro de análise mas também como um dos componentes da análise linguística.



Acesso ao GlossárioGlossário de Termos Neológicos da Economia

Coordenadora:
Ieda Maria Alves

Apresentação:
A terminologia da Economia tem sido estudada desde o início da criação do Projeto. Os altos índices de inflação, as diferentes moedas e os vários planos de estabilização econômica por que tem passado o Brasil são responsáveis, dentre outros fatores, pelo emprego de uma terminologia bastante variada, muitas vezes efêmera, que reflete as mudanças econômicas que a sociedade brasileira vem sofrendo.

Constituição da nomenclatura

O Glossário reflete a neologia da terminologia da Economia brasileira na década de 1990. Nesse trabalho, registramos termos da Economia coletados sistematicamente de 1990 a 1997 nos cadernos dominicais de Economia do jornal Folha de S. Paulo e nos números mensais da revista Conjuntura Econômica. Por ter sido coletado em um corpus de divulgação, dirigido a leitores não-especialistas, porém usuários das atividades econômicas, o Glossário destina-se a esse público. Pretende, assim, elucidar os termos da Economia que são mais freqüentes nos veículos analisados e que mais afetam a vida do brasileiro no que concerne às aplicações financeiras, ao mercado de trabalho, às relações econômicas estabelecidas internamente e, ainda, pelo Brasil com outros países. No período estudado, foram registrados cerca de 3 500 (três mil e quinhentos) termos de caráter neológico, dos quais analisamos 602 (seiscentos e dois), os mais freqüentes. Para a determinação do caráter neológico dos termos, foi considerado o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (2a ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986), por ser o dicionário de língua mais utilizado pelos brasileiros no momento da elaboração do Glossário. Desse modo, os termos já registrados nesse dicionário, com uma acepção econômica, não foram incluídos em nosso repertório.

De acordo com esse critério, não incluímos no corpus de exclusão glossários e dicionários terminológicos dedicados à Economia e suas áreas conexas. Essa decisão decorre do fato de que grande parte dos termos registrados nessas obras é pouco conhecida do público ao qual se destina o Glossário.

Apresentação dos Verbetes

Os verbetes estão apresentados em ordem alfabética e obedecem à seguinte estrutura: termo; referências gramaticais; sigla ou acrônimo e variante, em alguns casos; definição; contexto(s); nota, sinônimo(s) e remissiva(s), em alguns casos.

Acesso ao Glossário
Clique e Acesse Exemplos