XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - XIII ENANPEGE

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
secretaria.anpege@gmail.com
Telefone
(11) 3091-3769
Docente responsável pelo evento
Dra. Sueli Angelo Furlan
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Milton Santos e demais espaços da FFLCH e Biblioteca Brasiliana
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

A Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (gestão 2018-2019) encontra-se envolvida na organização da XIII ENANPEGE cujo título é “A Geografia Brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento”. Nesta edição comemoramos 25 anos da associação que marcam, especialmente, o processo de ampliação e consolidação da pós-graduação em Geografia no Brasil. Somos hoje 76 programas e estamos presente em todos os estados da federação.

Homenagearemos o Prof. Milton Almeida Santos (in memorian), por sua fundamental determinação em incentivar os diálogos entre pesquisadores, sociedade civil e instigar o pensamento crítico na Geografia brasileira e por ter sido o primeiro presidente da ANPEGE.
O evento ocorrerá no período de 02 a 07 de setembro de 2019 em nossas dependências. Destacamos que nosso evento se organiza em fóruns, mesas redondas e grupos de trabalho. São 5 Fóruns, 16 Mesas Redondas e 51 GTs.

Imagem
É na perspectiva do encontro, do debate das ideias e, da ampliação da ciência produzida no Brasil que a ANPEGE indicou como tema central do encontro: A Geografia brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento.  O geógrafo anglosaxônico David Livingstone defende em seu livro Putting Science in the Place (1992), que para além de uma história da ciência se fazia necessário realizar uma geografia da ciência.
A proposta do XIII ENANPEGE visa discutir o lugar que a geografia que se faz no Brasil deve ocupar no mundo, reconhecendo quais são nossos desafios históricos nestes 25 anos e o que somos capazes de propor para a humanidade.  Nesta perspectiva homenagearemos Prof. Dr. Milton de Almeida Santos, primeiro  presidente da ANPEGE.