XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (EPED)

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
epedusp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Paulo Roberto Gonçalves Segundo
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 266
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP – EPED-USP – é um evento acadêmico anual, organizado pelos pós-graduandos da área de Filologia e Língua Portuguesa, que visa a promover o diálogo entre as distintas abordagens teóricas e metodológicas sobre o discurso na Universidade de São Paulo.

Com edições desde 2009, o evento busca a integração entre os pós-graduandos dos diversos programas da Universidade de São Paulo, incentivando o debate franco e aberto acerca dos diferentes olhares epistemológicos, das distintas metodologias e dos variados objetos de análise que caracterizam a instituição no que concerne ao estudo da produção contextualizada de sentido.

Com um acolhimento especial dentre os docentes e alunos da USP, bem como de pesquisadores consagrados de universidades do Brasil e do exterior, convidados para a realização de mesas e conferências, seu sucesso e sua aceitabilidade no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Linguística e Literatura.

Em 2020, o EPED chega à sua décima segunda edição com o tema Práticas Discursivas em mídias digitais. O objetivo desta escolha é propiciar, nas mesas e nas conferências, uma reflexão atual sobre o impacto das mídias digitais na constituição do texto e do discurso; os modos pelos quais os processos dialógicos, interacionais e identitários são afetados e redimensionados por tais tecnologias; e os efeitos dessas novas práticas na teorização e na metodologia utilizadas no âmbito dos estudos do texto e do discurso, no que se refere a procedimentos de coleta e constituição de corpora, ao trabalho com a multimodalidade e com cadeias discursivas, bem como à integração de softwares para análise de dados.

A fim de garantir um debate profícuo acerca das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos, as sessões de comunicação contarão com, no máximo, 4 apresentações. Cada apresentação terá 15 minutos de duração, seguidos de 15 minutos de discussão entre o apresentador, os ouvintes e o debatedor convidado.

Em sua décima segunda edição, a realizar-se nos dias 02 e 03 de junho de 2020, o EPED convida tanto pesquisadores vinculados à Universidade de São Paulo – docentes e discentes –, quanto pesquisadores de outras instituições a debaterem as suas pesquisas, cujo foco sejam questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais.

Imagem