Literatura e Sociedade n. 32 - Primo Levi

Início do evento
E-mail
revflt@usp.br
Docente responsável pelo evento
Anderson Gonçalves da Silva
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Online
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, convida à leitura do segundo número de 2020, disponível em:

http://www.revistas.usp.br/ls
https://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/11662

O n. 32 da revista Literatura e Sociedade, do DTLLC, da FFLCH /USP, dedicado ao estudo da obra de Primo Levi, traz também contribuições paralelas que ajudam a alimentar diálogos crítico-literários. Neste sentido, encontra-se uma “Entrevista” com Michel Riaudel, concedida a Raquel Machado Galvão, sobre a obra poética de Ana Cristina Cesar em diálogo com percursos da criação e posições teóricas.
Os estudos voltados para a compreensão da obra Levi, escritor tão relevante no campo da literatura e da história social, abrem-se com uma “Apresentação” feita por Rogério Ferreira de Souza, intitulada “A urgência do Indizível”: as contribuições de Primo Levi, tendo como foco a trajetória desse escritor italiano – sobrevivente e testemunha dos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, no fluxo da II Grande Guerra. Seguindo essa vertente, na seção “Ensaios”, encontram-se textos sobre o Autor homenageado e sobre sua obra, na qual contribuem Maurício Santana Dias, Andréa Borges Leão e Antonio Cristian Saraiva Paiva em coautoria, Pedro Spinola Pereira Caldas e Anna Basevi.
A secção “Rodapé”, configurada por um elenco de textos sobre o fazer literário, complementa os diálogos propostos, com artigos de Klaus Eggensperger, Dionei Mathias, Edinael Sanches Rocha e, em coautoria, Petrônio Domingues e Ruan Levy Andrade Reis.
Em “Resenha”, encontra-se o texto de Cristiane Navarrete Tolomei sobre a pesquisa de Márcia Manir Miguel Feitosa que enfoca espaço e poder na obra de Mário de Carvalho.

Com os agradecimentos da Comissão Editorial e o desejo de um feliz ano novo!

Imagem