Letícia Gregorio Canelas


Resumo

Professora Colaboradora (Edital PART) e Pesquisadora de Pós-doutorado do Departamento de História (FFLCH) da Universidade de São Paulo, onde desenvolve atualmente uma pesquisa sobre escravidão, maternidade e políticas pró-natalistas, sob uma perspectiva de gênero e uma abordagem de história transnacional, através do projeto "Mulheres, maternidade e políticas pró-natalistas nas colônicas francesas e britânicas do Caribe e no Brasil: uma história transnacional da escravidão sob uma perspectiva de gênero (séculos XVIII e XIX)", sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Helena P. T. Machado. Doutora em História pela Universidade Estadual da Campinas - UNICAMP (2017), pesquisa com ênfase nos seguintes temas: escravidão, alforria, Caribe Francês, história das mulheres africanas e afrodescendentes na América e no Caribe, cultura afro-americana e afro-caribenha. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Mestrado em História Social pela mesma instituição (2007). A partir de sua formação na iniciação científica e no mestrado, desenvolveu sua experiência na área de História Social, com ênfase em história moderna e contemporânea, principalmente nos seguintes temas: Brasil Império, Viajantes Franceses, França: Era das Revoluções e socialismo francês, séc. XIX. Atuou na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNICAMP (Programa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP) como educadora e coordenadora executiva do coletivo de monitores, entre os anos de 2006-2008. Tem experiência na área de educação, níveis fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação popular, ensino superior, além de produção de material didático. Atuou na Comissão de Comunicação do GT Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de História entre 2015-2017. Integra o Grupo de Pesquisa Histórias das Afro-Américas e de afro-americanos, sediado na UNILAB (Campus Malês, BA), formado a partir das conexões estabelecidas entre pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e das Américas (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0530967123560278#identificacao)

Artigos completos publicados em periódicos

  • CANELAS, Leticia G. ; BRASIL, Eric Apresentação do dossiê: Afro-Américas.. REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC, v. 27, p. 1 - 11, 2019.
  • ?Livres de cor? na Martinica: questões sobre raça, gênero e racismo no Caribe Francês (séculos XVIII ? XIX). Revista de História (USP), v. 179, p. 1 - 26, 2020.

Capítulos publicados

  • Do canto na roça ao bamboula: canções, batuques, trabalho e resistência escrava no processo de abolição da escravidão no Caribe Francês. História da África: debates, temas e pesquisas para além da sala de aula, v. , p. 1 - 30, 2019.
  • ?Eles não são livres, e eles não têm senhores; eles não são escravos, e eles não são cidadãos?: liberdade precária e clandestina no Caribe francês (Martinica, século XIX). Formas de liberdade: gratidão, condicionalidade e incertezas no mundo escravista nas Américas, v. , p. 43 - 70, 2018.
  • Le "Courrier du Brésil" et le conflit entre les associations françaises à Rio de Janeiro. Les Français au Brésil, v. 1, p. 297 - 319, 2010.
  • O 'Courrier du Brésil' e o conflito entre associações francesas no Rio de Janeiro. Franceses no Brasil: séculos XIX-XX, v. 01, p. 289 - 318, 2009.