Waldirene Ribeiro do Carmo


Resumo

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo Brasil. Obteve seu título de mestre em Ciências (Geografia Física) pela mesma Universidade. Sua dissertação de mestrado, cujo título é Cartografia Tátil Escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores foi defendida em fevereiro de 2010. Atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia Física do DG - FFLCH - USP (nível doutorado). Exerce suas funções profissionais no Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da FFLCH - USP. É pesquisadora colaboradora do Centro de Cartografía Táctil da Universidad Tecnologica Metropolitana de Santiago do Chile. É vice-presidente da Comissão Maps for the Blind and Visually Handicapped da Associação Cartográfica Internacional e membro da Comissão Técnica de Materiais em Relevo do Conselho Iberoamericano do Braille. Tem experiência em cursos para formação continuada de professores nas áreas de cartografia escolar e tátil, educação especial e inclusão.

Linhas de pesquisa

  • Educação Inclusiva e Geografia
  • Ensino de Geografia
  • Geomorfologia

Capítulos publicados

  • Formação de Professores em Cartografia Tátil - questões teóricas e experiências práticas. Cartografia Tátil: Orientação e Mobilidade às Pessoas com Deficiência Visual, v. 1, p. 251 - 277, 2011.
  • Técnicas Inclusivas de Ensino de Geografia. Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula, v. 1, p. 355 - 380, 2011.
  • Tactile Cartography and Geography Teaching: LEMADI's Contributions. Maps for the future, v. 5, p. 305 - 316, 2012.