Daniel de Mello Ferraz


Resumo

Daniel Ferraz é pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2012) focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na Universidade de Manitoba ? Canadá por meio do programa de doutorado sanduíche da CAPES. Possui Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela Universidade de São Paulo (2006) e Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos novos letramentos, novas tecnologias e critical and visual literacies e tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas mencionadas.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação de língua inglesa, novos letramentos, letramento visual, letramento crítico, língua e cultura. É professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. É docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo.

Linhas de pesquisa

  • Educação Crítica de Línguas Estrangeiras
  • Letramentos - Letramento Visual
  • Linguística Aplicada Crítica

Livros publicados

  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; TOMAZI, MICHELINE MATTEDI ; ROCHA, L. H. P. Estudos linguísticos: perspectivas interdisciplinares. . Vitória: EDUFES, 2019. 452p.
  • FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; CASOTTI, J. B. C. Letramentos, políticas linguísticas e educação linguística em contexto capixaba. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 363p.
  • FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; KAWACHI-FURLAN, C. J.. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 318p.
  • FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; DUBOC, A. P. M. Language education and the university: voicing worldviews and fostering knowledge production in undergraduate context. Curitiba: Editora CRV, 2019. 170p.
  • FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; KAWACHI-FURLAN, C. J.. Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. 343p.
  • TOMAZI, M. M. ; ROCHA, L. H. P. ; FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL Estudos linguísticos: descrição, texto, discurso e ensino. Vitória: PPGEL, 2016. 285p.
  • FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; TOMAZI, M. M. Línguas, Culturas e Educação linguística. Curitiba: Editora CRV, 2016. 244p.

Artigos completos publicados em periódicos

  • FERRAZ, DANIEL ; DUBOC, ANA PAULA ; SOUZA, LYNN MARIO MENEZES DE PESQUISAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CURSO: CONVERSA COM ANA PAULA DUBOC E LYNN MARIO MENEZES DE SOUZA SOBRE HETEROGENEIDADE E NORMATIVIDADE. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 59, p. 1 - 26, 2020.
  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; TOMIZUKA, G. DR. NO, KINGSMAN, E O OUTRO NÃO-HEGEMÔNICO: O CINEMA COMO UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. LUMEN ET VIRTUS, v. 11, p. 64 - 85, 2020.
  • FERRAZ, DANIEL ; MIQUELON, LUCAS EXISTIR E RE-EXISTIR: AS COMUNIDADES LGBTQIA+ NO BRASIL DE 2020. REVISTA X, v. 15, p. 92 - 98, 2020.
  • DUBOC, ANA PAULA ; FERRAZ, DANIEL DE MELLO What?s behind a literacy war? A discursive and political analysis of the neoconservative Brazilian literacy policy. Journal of Multicultural Discourses, v. 1, p. 1 - 22, 2020.
  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; SANT'ANNA, PEDRO MORENO Jogos digitais e educação linguística: precisamos falar mais desse encontro. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 38, p. 1 - 16, 2020.
  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; SCHMIDT, C. Language policies and language education in Brazil and Canada: an interview with Prof. Dr. Schmidt. Revista Papéis, v. 24, p. 202 - 2016, 2020.
  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; MASSINI, THALITA CUNHA REZENDE Relações étnico-raciais e educação linguística em língua inglesa. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 7, p. 16 - 32, 2019.
  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; MIZAN, SOUZANA Visual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of representation through genealogy and cultural translation. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 58, p. 1375 - 1401, 2019.
  • FERRAZ, DANIEL DE MELLO ; TOMAZI, MICHELINE MATTEDI ; SESSA, ARIEL As mortes de Matheusa em uma notícia do Estadão: estudos interseccionais sobre preconceito, discriminação e violência física em relação à diversidade de gêneros. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, p. 927 - 958, 2019.
  • MIZAN, S. ; FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL THE POSTMODERN TURN IN PROSUMING IMAGES: JUXTAPOSITION, DIALOGISM, AND THE SUPPLEMENT IN CONTEMPORARY VISUAL CULTURE. REVISTA X, v. 14, p. 126 - 150, 2019.
  • VISIBILIDADE LGBTQIA+ E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: POR ENTRE OS DISCURSOS DE ÓDIO, ACEITAÇÃO E RESPEITO. REVISTA X, v. 14, p. 200 - 221, 2019.
  • BRYDON, D. ; FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL REIMAGINING NEOLIBERALISM, GLOBALIZATION, LITERATURE AND LANGUAGE EDUCATION: AN INTERVIEW WITH PROF. DR. DIANA BRYDON. PENSARES EM REVISTA, v. 1, p. 176 - 188, 2019.
  • TAKAKI, N. H. ; FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; MIZAN, S. Repensando a educação linguística com contribuições de Ricouer e Monte Mór. PENSARES EM REVISTA, v. 1, p. 22 - 46, 2019.
  • FERRAZ, D. M.;FERRAZ, DANIEL DE MELLO;FERRAZ, DANIEL ; MORGAN, B. TRANSNATIONAL DIALOGUE ON LANGUAGE EDUCATION IN CANADA AND BRAZIL: HOW DO WE MOVE FORWARD IN THE FACE OF NEOCONSERVATIVE/NEOLIBERAL TIMES?. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 58, p. 196 - 218, 2019.
  • Should gender and sexuality studies be included in language education?. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 12, p. 178 - 201, 2016.

Capítulos publicados

  • (Pós) Modernidade, (Pós) Estruturalismo e Educação linguística: construindo sentidos, ensejando transformações. (Trans)formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pós-modernidade, v. 1, p. 17 - 40, 2019.
  • EELT - Education through English Language Teaching: potencialidades e limitações. A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação, v. 1, p. 255 - 268, 2019.
  • As imagens nas aulas de inglês: Por um letramento visual ético e responsável. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade, v. 1, p. 245 - 263, 2019.
  • Formação de professores de línguas estrangeiras: as contribuições dos letramentos críticos. Língua, discurso e política: Desafios contemporâneos, v. 1, p. 233 - 253, 2019.
  • Language education and digital/new/ multi-literacies: do we teachers consider what happens outside the school walls?. Subjects and educational practices: experiences, knowledge and perspectives, v. 1, p. 43 - 65, 2019.

Orientandos Ativos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa
7610052 Bianca Ferrari Andrade de Pádua Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
10855819 Fátima Monteiro Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
7407292 Janaina Gonçalves Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado
6721429 Maria Cecilia Soares de Paula Mendes Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado Direto
11343403 Maria Claudia Alves do Nascimento Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
10855170 Mariana Dantas Miguel Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
10425080 Savio Camara Leite Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado