André Luiz Ming Garcia


Resumo

Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo, onde atualmente é professor colaborador e realiza pós-doutoramento. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal de São Carlos e duplamente especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dedica-se à interface entre as áreas de Letras e Artes, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando, em pesquisa, prioritária mas não exclusivamente nos seguintes temas: livro ilustrado de conto de fadas, ilustração de conto de fadas e reinvenção de conto de fadas, bem como às áreas de Educação e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira. Membro da International Research Society for Children's Literature (IRSCL) e do grupo de pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (USP/CNPq).

Artigos completos publicados em periódicos

  • GARCIA, A. L. M. ; VILELA, M. N. T. Entre contos e recontos nos recantos da arte literária: Entrevista com Ricardo Azevedo. LITERARTES, v. 13, p. 14 - 30, 2020.
  • Uma vida dedicada ao estudo de excelência do conto de fadas, do livro ilustrado e da literatura infantil - Entrevista com a Profa. Dra. Bettina Kümmerling-Meibauer, da Universidade de Tübingen. LITERARTES, v. 12, p. 16 - 31, 2020.
  • GARCIA, A. L. M. ; REDEL, E. ; MARTINY, F. Modelo de ensino-aprendizagem híbrido de alemão no Brasil: uma tendência contemporânea desafiadora?. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 24, p. 137 - 164, 2020.
  • O livro ilustrado de conto de fadas metatextual e metaficcional como reinvenção do conto Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 23, p. 63 - 89, 2020.
  • Aspectos da discussão hodierna internacional sobre a história e as origens dos contos de fadas literários: a autoria distribuída. LITERARTES, v. 11, p. 113 - 131, 2019.
  • REDEL, ELISÂNGELA ; MARTINY, FRANCIELE ; GARCIA, ANDRÉ Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de pós-graduação em Letras (Língua e Literatura Alemã) no Brasil. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 22, p. 97 - 121, 2019.

Capítulos publicados

  • Metapoesia: reflexividade e metarreflexão na poesia direcionada ou apropriada a crianças e jovens. Literaturas de recepção infantil e juvenil e linguagens do imaginário, v. , p. 22 - 50, 2020.
  • As estratégias de (des/re)construção imagética e discursiva na tradução literária. Linguagem, estratégia e (re)construção, v. 1, p. 95 - 106, 2014.