Paula Renata de Araujo Coelho


Resumo

Possui bacharelado e licenciatura em Letras (português e espanhol) ambos pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e doutorado (2017) na Área de língua e literaturas espanhola e hispano-americana pelo Departamento de Letras Modernas da mesma universidade. Atua no âmbito do ensino e pesquisa em língua e literaturas espanhola desde 2000. É professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (área de língua espanhola e suas literaturas) desde 2018. Além da prática docente, desenvolve trabalhos de elaboração de materiais didáticos, organização de exames de proficiência e cursos extra-curriculares. Atuou por 17 anos como professora de língua e cultura espanhola no ensino fundamental e médio do Colégio Bandeirantes em São Paulo. É pesquisadora do grupo de estudos "Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII" (CNPq). É membra do conselho diretor da Asociación Internacional de Cervantistas, membra da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH); Asociación Internacional de Hispanistas (AIH) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR). Possui experiência nas seguintes áreas: ensino de língua, cultura e literatura espanhola, preparação para exames de proficiência, escolarização da leitura, formação do leitor, tradução e adaptação literária, literatura hispânica, literatura infantojuvenil, literatura brasileira, educação.

Capítulos publicados

  • El Quijote y el joven lector: Antigüedad y actualidad de una anhelada aproximación. Cervantes Plural, v. , p. 323 - 338, 2019.
  • Cervantes y el arte nuevo de novelar. Cervantes creador y Cervantes recreado, v. , p. 21 - 29, 2015.
  • El teatro en la novela y la novela en el teatro: la composición ingeniosa de Miguel de Cervantes. Hispanismos en el mundo, v. , p. 157 - 165, 2016.
  • CORRESPONDENCIAS ENTRE LA NOVELA Y LA NOVELA CORTA CERVANTINAS: RINCONETE, EL COLOQUIO Y SUS RELACIONES CON EL QUIJOTE. Sapere Aude, v. , p. 239 - 250, 2014.
  • Don Quijote en la escuela. Relato de una experiencia de lectura con adolescentes brasileños de 13 años. Actas selectas de las V Jornadas Internacionales Cervantinas celebradas en Azul (Argentina) en 2012, v. , p. 91 - 102, 2013.