Thais Regina Pavez


Resumo

Professora Colaboradora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e docente credenciada do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista­, UNESP- Marília. É pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi Professora Colaboradora do Departamento de Sociologia e Antropologia da mesma instituição (2016-2018). Possui doutorado (2015) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo ­ USP (2006) e graduação em Administração Pública pela Universidad de Chile (2001). Foi pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEM/CEBRAP). Concentrou-se nesses anos de pesquisa junto ao Cem-Cebrap em projetos sobre pobreza, desigualdade social, violência, periferia urbana e políticas públicas. Em 2009, coordenou o estudo sobre a participação e mobilização dos atores na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizado com o Cem-Cebrap e em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ). Desde 2013, participa do grupo de pesquisa ?Pensamento e Política no Brasil? (Cnpq), em que realiza estudos sobre intepretações das classes populares no pensamento político brasileiro e sobre o o agir político e eleitoral dos grupos subalternos. Estudou o fenômeno do lulismo na tese de doutorado e ministrou disciplinas sobre o assunto como professora visitante do Institut d'études politiques (SCIENCE PO, Lille): ?Sociedad y Política en el Brasil Contemporaneo? (2017) e ?El ciclo político del lulismo em Brasil: trayecto y crisis? (2018), e" Lulismo y elecciones en el pos- golpe parlamentar en Brasil" (2019). Atualmente desenvolve no pós-doutorado um estudo qualitativo sobre ideologia e comportamento eleitoral nas classes populares nos estados do Ceará e de São Paulo.

Linhas de pesquisa

  • Pensamento e Política no Brasil Contemporâneo
  • Pensamento Social, Educação e Políticas Públicas
  • Estudos de Transferência
  • Redes sociais, sociabilidade e pobreza
  • Condições de vida, Estado e políticas públicas

Livros publicados

  • GALDEANO, A. P. ; PAVEZ, T Caderno de gestão dos escritórios sociais II: Metodologia para a singularização do atendimento a pessoas em privação de liberdade e egressas do sistema prisionalCaderno de gestão dos escritórios sociais II : Metodologia para a singularização do atendimento a pessoas em privação de liberdade e egressas do sistema prisional. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2020. 136p.

Capítulos publicados

  • Os desafios da metrópole: desigualdades sociais, Estado e segregação na metrópole. O Horizonte da Política: questões emergentes e agendas de pesquisa, v. , p. 63 - 96, 2012.
  • Atores e redes no debate da segurança pública. Redes Sociais no Brasil - sociabilidade, organizações civis e políticas públicas, v. , p. 305 - 334, 2012.
  • Educação na periferia de São Paulo: ou como pensar as desigualdades educacionais?. A cidade contra a escola? - Segregação Urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina, v. , p. 59 - 90, 2008.
  • Padrões de Segregação em perspectiva comparada: os casos de São Paulo e Santiago do Chile. Tendencias de la Segregación en las Principales Ciudades Chilenas - Análisis censal 1982-2002, v. , p. 43 - 66, 2008.
  • Redes sociais e pobreza em São Paulo. Territorialidades Humanas e Redes Sociais, v. , p. 189 - 218, 2011.