Roberta Ferroni


Resumo

Roberta Ferroni, nascida em Arezzo - Italia - é graduada em Letras pela Universidade de Florença, com especialização em Literatura Italiana Moderna e Contemporânea. Concluiu em 2003 o Mestrado em Didática do Italiano como Língua Estrangeira na Università per Stranieri di Perugia-Italía e o Mestrado e Doutorado em Língua e Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como professora de italiano como língua estrangeira na Italía e em outros paises. Atua na área de Lingüística Aplicada, especificamente investiga os fenômenos de contato entre línguas tipologicamente próximas e a interação na aula de língua estrangeira com base na abordagem sociointeracionista e do estudo da interação na aula de língua estrangeira em sua relação com a formação de formadores. É líder dos grupos de pesquisa "Funções discursivas e identitárias da troca de códigos em famílias tri-geracionais de origem italiana residentes na cidade de São Paulo em contextos de confraternização" , ?Interações didáticas em foco na formação de professores de línguas?, "A AQUISIÇÃO DOS MARCADORES DISCURSIVOS NA FALA DIALÓGICA DOS APRENDIZES DE ITALIANO LE" (cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Coordenou o Projeto Regular, financiado pela FAPESP (2016/08917-9) e intitulado ?A AQUISIÇÃO DE MARCADORES DISCURSIVOS NA FALA DIALÓGICA DE APRENDIZES DE ITALIANO LE ? DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO ? MEDIANTE UMA ABORDAGEM CONVERSACIONAL".

Livros publicados

  • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. La competenza discorsiva e interazionale: a lezione di lingua straniera. Roma: Aracne, 2020. 368p.
  • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. Italiano y español: estudios de traducción, lingüística contrastiva y didáctica. Bern: Peter Lang, 2020. p.
  • AMENTA, L. ; FERRONI, R. Italiano LinguaDue. Milano: Università degli Studi di Milano, 2019. p.
  • ORTALE, F. L. ; FERRONI, R. 'Luz, câmera e ação!': o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. São Paulo: Editora Humanitas, 2017. 238p.
  • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. Rassegna Italiana di Linguistica Applicata. Roma: Bulzoni Editrice, 2016. p.

Artigos completos publicados em periódicos

  • ZULOAGA, .. M. N. B. ; FERRONI, R. LO SVILUPPO DELLA COMPETENZA INTERAZIONALE IN ITALIANO LS: L?ESPRESSIONE DELL?ACCORDO IN APPRENDENTI ISPANOFONI E LUSOFONI. ITALIANO LINGUADUE, v. 1, p. 54 - 77, 2020.
  • AMENTA, L. ; FERRONI, R. Le varietà linguistiche in contesto informale: uno studio di caso di una famiglia italiana in Brasile. Italiano LinguaDue, v. 12, p. 5 - 24, 2019.
  • ESTRATÉGIAS INTERACIONAIS USADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ITALIANO LE DE NÍVEIS INICIAL E AVANÇADO DURANTE CONVERSAÇÕES SIMÉTRICAS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 57, p. 1552 - 1589, 2018.
  • AMENTA, L. ; FERRONI, R. ?Carissima cara?: la lingua delle scritture private di emigranti italiani in Brasile. Uno studio diacronico. ITALICA (NEW YORK, N.Y.), v. 96, p. 70 - 92, 2019.
  • COME APPRENDONO LA COMPETENZA INTERAZIONALE STUDENTI D?ITALIANO LS DI LIVELLO INIZIALE: UNA RICERCA-AZIONE. STUDI ITALIANI DI LINGUISTICA TEORICA E APPLICATA, v. 1, p. 149 - 170, 2019.
  • PRIME RIFLESSIONI SULL?EFFICACIA DELL?APPROCCIO CONVERSAZIONALE APPLICATO ALL?INSEGNAMENTO DELLA COMPETENZA INTERAZIONALE FRA APPRENDENTI D?ITALIANO LS. Italiano LinguaDue, v. 10, p. 75 - 96, 2017.
  • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. Interaction management as a tool for initial teacher training: Initial reflections on a case study. ESTUDIOS DE LINGUÍSTICA APLICADA, v. 36, p. 46 - 68, 2020.
  • ?Ma dai!?: proposte operative per l?apprendimento della competenza interazionale in italiano LS. Cuadernos de Filología Italiana, v. 2, p. 57 - 78, 2018.
  • ANALISI DI UNA CONVERSAZIONE TRATTA DA UN DOMINIO PROFESSIONALE: LA GESTIONE DI UNA DISCUSSIONE FRA PARLANTI D?ITALIANO. CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS, v. 22, p. 33 - 60, 2017.
  • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. INTERAZIONE NATIVO E NON NATIVO DURANTE UN CORSO DI SCRITTURA ACCADEMICA IN ITALIANO LS: RUOLO E FUNZIONI DEL CODE-SWITCHING. RICOGNIZIONI, v. 4, p. 69 - 83, 2017.
  • Playing with languages: code-switching between Italian-Brazilian immigrants during a ruzzola tournament. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 543 - 570, 2017.
  • FERRONI, R. ; SA, M. H. A. E. Explorando a construção de identidades nas interações entre professor e aluno na aula de língua estrangeira: reflexões para a prática didática. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 2, p. 143 - 165, 2016.
  • Analisi del parlato faccia a faccia in un manuale di italiano lingua straniera orientato all'azione: verso nuove sfide?. Educazione Linguistica. Language Education, v. 6, p. 255 - 266, 2017.
  • BIRELLO, M. ; FERRONI, R. Quando più lingue entrano in gioco: riflessione metalinguistica e approccio orientato all'azione.. RILA-Rassegna Italiana di Linguistica Applicata, v. 2, p. 117 - 130, 2016.
  • FERRONI, R. ; BIRELLO, M. META-ANALISI E APPLICAZIONE DI UNA PROPOSTA DIDATTICA ORIENTATA ALL?AZIONE PER L?APPRENDIMENTO DEI SEGNALI DISCORSIVI IN ITALIANO LS. Italiano LinguaDue, v. 8, p. 30 - 53, 2016.

Capítulos publicados

  • Insegnare i segnali discorsivi a studenti d?ILS a partire da un corpus di dati empirici. La competenza discorsiva e interazionale: a lezione di lingua stranier, v. 1, p. 111 - 148, 2020.
  • Approccio orientato all?azione e gestione dell?interazione in classe per lo sviluppo della competenza interazionale. Italiano y español: estudios de traducción, lingüística contrastiva y didáctica, v. 1, p. 499 - 514, 2020.
  • Italian discourse markers and TBLT approach. A study from a conversational analisys perspective. Cognitive Insights in Discourse Markers in Second Language Acquisition, v. , p. 169 - 193, 2019.
  • Esuli pensieri nelle memorie inedite di un viaggiatore colto di fine Ottocento in Brasile. A Itália do século XIX: um olhar interdisciplinar, v. , p. 13 - 26, 2018.
  • ?CAPIRE SI USA CI?? ? REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS INICIADAS POR APRENDIZES DE ITALIANO EM UM CONTEXTO FORMAL DE APRENDIZAGEM. Luz, camara e açao: o professor-autor da sala de linguas estrangeira, v. , p. 181 - 204, 2017.

Orientandos Concluídos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
7616117 Leila Ferreira de Carvalho Satin Língua e Literatura Italiana Mestrado 08-08-2019
8629152 Maria Letícia Lima de Sousa Língua e Literatura Italiana Mestrado 03-13-2020
10204142 Gabrielle Cristina Baumann Salvatto Língua e Literatura Italiana Mestrado 12-14-2018
9232367 Salete Lorenzen Língua e Literatura Italiana Mestrado 09-14-2018