Mona Mohamad Hawi


Resumo

Mona Mohamad Hawi - Professora Dra. da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Orientais. DOUTORADO em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem ( 2005), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha dpesquisa em Linguagem e Educação, foco em Formação de Professores. MESTRADO (1997) em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foco em Análise do Discurso. GRADUAÇÃO em Letras - Licenciatura (1984), pela UniCEUB - Brasília. Professora de Língua Árabe (Clássica e Moderna) e Elaboração e Produção de textos em Língua Árabe(GRADUAÇÃO). 
 
Professora da Pós - Graduação no programa de Estudos Árabes e Judaicos e atualmente no Program LETRA - Lingua estrangeira e tradução, linha de pesquisa em Estudos Linguísticos e foco na Formação de Professores de Língua Estrangeira . 

Presidente na Comissão de Graduação da FFLCH e Membro do Conselho do DLO. e da Congregação da FFLCH; Linguista Aplicada com experiência e atuação na área de: Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Bilíngue ( Árabe );Concepções de Linguagem e de Ensino-Aprendizagem sob a perspectiva da Teoria da Atividade.
Seu interesse de pesquisa está nas práticas de ensino colaborativo e critico em línguas estrangeiras, na formação de professores/as, de avaliação e de aprendizagem expansiva, sob a perspectiva de teorias sócio-críticas de aprendizagem e de discurso. Tem projeto de pesquisa no campo da Língua e Linguística Árabe e nos Estudos Bilíngues e Implementação de Materiais Didáticos.Sua pesquisa trata da "Elaboração e Produção de Unidades Didáticas para Aprendizes em Língua Árabe, com foco nas Atividades Sociais". É membro do grupo de pesquisa ( credenciado no CNPq) "O Papel do Imigrante na Literatura brasileira", na Universidade de São Paulo com a pesquisa sobre a "Análise da Influência da Imigração e do Imigrante árabe nas obras de Simão Lopes". Atuou como professora titular de Linguística no UniFieo ( 1988-2008) , além de ter ministrado cursos de Extensão Universitária na COGEAE- Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão na área de Linguagem e Educação, com foco no papel do Coordenador e nas Teorias de Ensino-Aprendizagem, de 2003 a 2007. É membro do grupo de pesquisa (colaboradora externa) projeto LEDA - Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas e no AB - Aprender Brincando - ambos ligados ao PAC - Programa Ação Cidadã- na PUC-SP: no primeiro, trabalha com a formação de Grupos de Apoio e no segundo, com a construção do Projeto Político Pedagógico e o conceito do Brincar. Também participou do grupo de pesquisa LACE- PUC-SP como pesquisadora colaboradora externa. E-mail: mmhawi@uol.com.br.

Livros publicados

  • Sentidos da Atividade de Ensino de Professores Universitários: contribuições da Teorias da Atividade. Sao Paulo: Mentes Abertas, 2020. 278p.
  • HAWI, M. M. ; SOUZA, F. M. ; OLIVEIRA, L. R. Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky. Sao Paulo: Editora Mentes Abertas, 2020. 370p.
  • HAWI, M. M. ; MENEZES, A. J. ; CRISPIM, D. ESTUDOS DA ÁSIA Artes, tradução e identidades culturais. São Paulo: FFLCH/USP, 2017. 224p.

Artigos completos publicados em periódicos

  • HAWI, M. M. ; TOLOMEI, C. N. apresentaçao da revista e trabalhos. Open Minds International Journal, v. 01, p. 01 - 97, 2020.
  • HAWI, M. M. ; MURARI, T. C. O Ensino de Mandarim para Crianças. Coleção O circulo de Bakhtin em Diálogo, v. 01, p. 07 - 180, 2020.
  • HAWI, M. M. ; GHAZIRI, S. M. A Autorreflexão sobre o Ensino de Leitura e Escrita em Língua Árabe. Coleção O circulo de Bakhtin em Diálogo, v. 01, p. 09 - 250, 2020.
  • O Ensino-Aprendizagem de Língua Árabe sob a Ótica da Teoria da Atividade.. Tiraz (USP), v. 08, p. 8 - 173, 2017.

Capítulos publicados

  • Leituras e Leitores no mundo atual: O caso do texto em movimento. Prática docente: rupturas, diálogos, inovações, v. 1, p. 9 - 236, 2020.
  • Os sentidos e significados construídos na interação professor-aluno em sala de aula no contexto de esnino de língua estrangeira.. Diálogos da educaçao com Bakhtin, Freire e Vigostsky, v. 1, p. 07 - 180, 2020.
  • Conflito e negociação de sentidos, por meio da Reflexão Critica. Pesquisa Colaborativa: Multirreferenciais e práticas convergentes, v. 1, p. 5 - 378, 2016.
  • Elaboração de Unidades Didáticas para o Ensino de Língua Árabe no Contexto das Atividades Sociais. Integrando e Desencapsulando Currículos do Ensino Superior, v. 1, p. 7 - 230, 2015.
  • Reuniões de Planejamento: um entrelace de experiências e aprendizados. Pesquisa e ensino de leitura no mundo atual: debates múltiplos., v. 1, p. 7 - 291, 2013.

Orientandos Ativos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa
10657530 Michelle Rocha Saloum Estudos Árabes Mestrado
5674165 Renata Silva Oliveira Estudos Linguísticos Mestrado
4925875 Thais Cabral Murari Meirelles Estudos Linguísticos Mestrado