Mona Mohamad Hawi
Resumo
Mona Mohamad Hawi - Professora Dra. da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Orientais. DOUTORADO em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem ( 2005), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha dpesquisa em Linguagem e Educação, foco em Formação de Professores. MESTRADO (1997) em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foco em Análise do Discurso. GRADUAÇÃO em Letras - Licenciatura (1984), pela UniCEUB - Brasília. Professora de Língua Árabe (Clássica e Moderna) e Elaboração e Produção de textos em Língua Árabe(GRADUAÇÃO). Professora da Pós - Graduação no programa de Estudos Árabes e Judaicos e atualmente no Program LETRA - Lingua estrangeira e tradução, linha de pesquisa em Estudos Linguísticos e foco na Formação de Professores de Língua Estrangeira . Presidente na Comissão de Graduação da FFLCH e Membro do Conselho do DLO. e da Congregação da FFLCH; Linguista Aplicada com experiência e atuação na área de: Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Bilíngue ( Árabe );Concepções de Linguagem e de Ensino-Aprendizagem sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Seu interesse de pesquisa está nas práticas de ensino colaborativo e critico em línguas estrangeiras, na formação de professores/as, de avaliação e de aprendizagem expansiva, sob a perspectiva de teorias sócio-críticas de aprendizagem e de discurso. Tem projeto de pesquisa no campo da Língua e Linguística Árabe e nos Estudos Bilíngues e Implementação de Materiais Didáticos.Sua pesquisa trata da "Elaboração e Produção de Unidades Didáticas para Aprendizes em Língua Árabe, com foco nas Atividades Sociais". É membro do grupo de pesquisa ( credenciado no CNPq) "O Papel do Imigrante na Literatura brasileira", na Universidade de São Paulo com a pesquisa sobre a "Análise da Influência da Imigração e do Imigrante árabe nas obras de Simão Lopes". Atuou como professora titular de Linguística no UniFieo ( 1988-2008) , além de ter ministrado cursos de Extensão Universitária na COGEAE- Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão na área de Linguagem e Educação, com foco no papel do Coordenador e nas Teorias de Ensino-Aprendizagem, de 2003 a 2007. É membro do grupo de pesquisa (colaboradora externa) projeto LEDA - Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas e no AB - Aprender Brincando - ambos ligados ao PAC - Programa Ação Cidadã- na PUC-SP: no primeiro, trabalha com a formação de Grupos de Apoio e no segundo, com a construção do Projeto Político Pedagógico e o conceito do Brincar. Também participou do grupo de pesquisa LACE- PUC-SP como pesquisadora colaboradora externa. E-mail: mmhawi@uol.com.br.
Livros publicados
- Sentidos da Atividade de Ensino de Professores Universitários: contribuições da Teorias da Atividade. Sao Paulo: Mentes Abertas, 2020. 278p.
- HAWI, M. M. ; SOUZA, F. M. ; OLIVEIRA, L. R. Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky. Sao Paulo: Editora Mentes Abertas, 2020. 370p.
- HAWI, M. M. ; MENEZES, A. J. ; CRISPIM, D. ESTUDOS DA ÁSIA Artes, tradução e identidades culturais. São Paulo: FFLCH/USP, 2017. 224p.
Artigos completos publicados em periódicos
- HAWI, M. M. ; TOLOMEI, C. N. apresentaçao da revista e trabalhos. Open Minds International Journal, v. 01, p. 01 - 97, 2020.
- HAWI, M. M. ; MURARI, T. C. O Ensino de Mandarim para Crianças. Coleção O circulo de Bakhtin em Diálogo, v. 01, p. 07 - 180, 2020.
- HAWI, M. M. ; GHAZIRI, S. M. A Autorreflexão sobre o Ensino de Leitura e Escrita em Língua Árabe. Coleção O circulo de Bakhtin em Diálogo, v. 01, p. 09 - 250, 2020.
- O Ensino-Aprendizagem de Língua Árabe sob a Ótica da Teoria da Atividade.. Tiraz (USP), v. 08, p. 8 - 173, 2017.
Capítulos publicados
- Leituras e Leitores no mundo atual: O caso do texto em movimento. Prática docente: rupturas, diálogos, inovações, v. 1, p. 9 - 236, 2020.
- Os sentidos e significados construídos na interação professor-aluno em sala de aula no contexto de esnino de língua estrangeira.. Diálogos da educaçao com Bakhtin, Freire e Vigostsky, v. 1, p. 07 - 180, 2020.
- Conflito e negociação de sentidos, por meio da Reflexão Critica. Pesquisa Colaborativa: Multirreferenciais e práticas convergentes, v. 1, p. 5 - 378, 2016.
- Elaboração de Unidades Didáticas para o Ensino de Língua Árabe no Contexto das Atividades Sociais. Integrando e Desencapsulando Currículos do Ensino Superior, v. 1, p. 7 - 230, 2015.
- Reuniões de Planejamento: um entrelace de experiências e aprendizados. Pesquisa e ensino de leitura no mundo atual: debates múltiplos., v. 1, p. 7 - 291, 2013.
Orientandos Ativos
Número USP | Nome orientando | Área | Nível de Programa |
10657530 | Michelle Rocha Saloum | Estudos Árabes | Mestrado |
5674165 | Renata Silva Oliveira | Estudos Linguísticos | Mestrado |
4925875 | Thais Cabral Murari Meirelles | Estudos Linguísticos | Mestrado |